Aumento de 20% nos custos de seguro automóvel: o que os proprietários de automóveis precisam saber agora
Saiba por que os preços dos seguros de automóveis estão subindo e quais medidas os proprietários de automóveis podem tomar para economizar dinheiro. Dicas de especialistas e informações básicas aqui! #Seguro de carroAumento de preço #Dicas de economia #Custos de seguro #Proprietários de carro #Finanças.

Aumento de 20% nos custos de seguro automóvel: o que os proprietários de automóveis precisam saber agora
Os proprietários de automóveis enfrentam um aumento significativo nos custos de seguro automóvel, que aumentaram cerca de 20 por cento em comparação com o ano anterior. Este salto de preços está a ocorrer apesar de a taxa de inflação geral estar a diminuir e estar em 2,2% em Março de 2024, um dos níveis mais baixos dos últimos anos. As tarifas totalmente abrangentes, em particular, registaram um aumento maciço de preços, em média, de 21 por cento, seguido de um aumento de 18 por cento para apólices de responsabilidade e de 19 por cento para tarifas parciais abrangentes. Mesmo que você simplesmente troque de seguro sem adquirir um veículo novo, os preços das tarifas parciais e totalmente abrangentes continuam a aumentar.
Estes aumentos de custos podem ser atribuídos, entre outras coisas, ao aumento contínuo dos custos de aquisição de peças sobressalentes para automóveis. As oficinas também incorrem em custos adicionais de pessoal. Outra razão para o aumento dos preços são as tecnologias e componentes eletrônicos cada vez mais complexos integrados aos veículos modernos. Isto leva a tempos de reparação mais longos e a custos correspondentemente mais elevados para as companhias de seguros.
As previsões para o futuro não são muito animadoras, uma vez que os custos com sinistros continuam a aumentar e muitas seguradoras automóveis registam actualmente perdas. Para regressarem à rentabilidade, as seguradoras terão provavelmente de aumentar ainda mais os seus prémios num futuro próximo. Como contramedida, é aconselhável que os proprietários de automóveis verifiquem e ajustem regularmente o seu seguro existente. Isso pode ser feito, por exemplo, ajustando a quilometragem, pagando a tarifa anualmente em vez de mensalmente ou retirando do contrato familiares que não utilizam mais o serviço.