Seguro automóvel ficará mais caro em 2024: especialista financeiro explica motivos e possível alívio
De acordo com um relatório da www.hna.de, os prêmios de seguro automóvel aumentaram acentuadamente no ano passado. É provável que a tendência continue em 2024. Uma guerra de preços poderá trazer alívio. Segundo informação da Check24, a apólice de responsabilidade civil automóvel em outubro tinha um prémio médio anual de 304 euros. Um ano antes, o seguro era cerca de 30 euros – cerca de 11 por cento – mais barato. De acordo com Verivox e Check24, as contribuições para responsabilidade civil, seguro parcial e seguro totalmente abrangente também ficaram 13% mais caras. Nas faixas de preço mais baratas, chega a 15%. O aumento do preço do seguro automóvel tem um impacto profundo no consumidor, pois leva a...

Seguro automóvel ficará mais caro em 2024: especialista financeiro explica motivos e possível alívio
De acordo com um relatório de www.hna.de, os prêmios de seguro automóvel aumentaram acentuadamente no ano passado. É provável que a tendência continue em 2024. Uma guerra de preços poderá trazer alívio. Segundo informação da Check24, a apólice de responsabilidade civil automóvel em outubro tinha um prémio médio anual de 304 euros. Um ano antes, o seguro era cerca de 30 euros – cerca de 11 por cento – mais barato. De acordo com Verivox e Check24, as contribuições para responsabilidade civil, seguro parcial e seguro totalmente abrangente também ficaram 13% mais caras. Nas faixas de preço mais baratas, chega a 15%.
O aumento dos preços dos seguros automóveis tem um impacto de longo alcance nos consumidores, uma vez que conduz a custos mais elevados de propriedade do automóvel. Estas despesas adicionais podem sobrecarregar os orçamentos familiares, o que pode levar à redução do consumo e da actividade económica. Além disso, o aumento dos preços poderá influenciar as decisões de compra dos consumidores, optando-os por veículos mais pequenos ou menos dispendiosos para reduzir os custos de seguro.
Os aumentos também poderiam levar a uma maior concorrência de preços entre as seguradoras, o que poderia reduzir os preços para novos clientes. A longo prazo, isto poderá levar a uma maior concorrência no mercado e a menores custos de seguros para os consumidores.
O custo crescente do seguro automóvel também poderá ter impacto na indústria automóvel, prejudicando a procura de veículos novos e aumentando os custos de manutenção e operação das frotas de veículos existentes. Isto poderia ter um impacto negativo nas vendas e nos lucros das empresas automobilísticas.
Dada a situação já tensa devido ao aumento geral dos custos, a evolução actual no mercado de seguros automóveis poderá levar a encargos adicionais para os consumidores e as empresas. Resta saber como as companhias de seguros e os reguladores se adaptarão a este desafio e qual o impacto a longo prazo que isto terá na indústria.
Leia o artigo fonte em www.hna.de