Bafin impõe pela primeira vez uma sobretaxa de capital ao seguro saúde Axa devido a deficiências de TI
De acordo com um relatório de amp2.wiwo.de, a Autoridade Federal de Supervisão Financeira (BaFin) impôs uma sobretaxa de capital à Axa Krankenversicherung, a fim de responder às graves deficiências na organização empresarial de TI. Esta é a primeira vez que a BaFin toma tal medida em relação às deficiências de TI. O montante exato do aumento de capital não foi divulgado e foi dado à Axa Kranken um prazo para corrigir as deficiências informáticas. No passado, o regulador também impôs aumentos de capital semelhantes a outras empresas do setor para resolver deficiências de TI. De acordo com um relatório do “Süddeutsche Zeitung”, a Allianz também exige uma reserva de capital mais elevada devido a deficiências de TI. …

Bafin impõe pela primeira vez uma sobretaxa de capital ao seguro saúde Axa devido a deficiências de TI
De acordo com um relatório de amp2.wiwo.de, a Autoridade Federal de Supervisão Financeira (BaFin) impôs uma sobretaxa de capital à Axa Krankenversicherung, a fim de responder às graves deficiências na organização empresarial de TI. Esta é a primeira vez que a BaFin toma tal medida em relação às deficiências de TI. O montante exato do aumento de capital não foi divulgado e foi dado à Axa Kranken um prazo para corrigir as deficiências informáticas.
No passado, o regulador também impôs aumentos de capital semelhantes a outras empresas do setor para resolver deficiências de TI. De acordo com um relatório do “Süddeutsche Zeitung”, a Allianz também exige uma reserva de capital mais elevada devido a deficiências de TI. Segundo o relatório do “Süddeutsche Zeitung”, uma possível sobretaxa de cinco por cento equivaleria a quase dois mil milhões de euros para a aliança.
Estas medidas da BaFin têm um impacto significativo nas empresas afetadas e no setor segurador como um todo. O encargo financeiro do aumento de capital necessário pode levar a uma redução da rentabilidade e obrigar a empresa a angariar fundos adicionais. Isto poderá levar as empresas afetadas a comportar-se potencialmente de forma mais conservadora no futuro e a investir menos para cumprir os requisitos de capital exigidos.
Para os consumidores, isto pode significar um aumento dos prémios de seguro à medida que as empresas tentam cobrir os custos adicionais. Além disso, a divulgação pública das deficiências informáticas e a necessidade de sobretaxas de capital poderiam prejudicar a reputação das empresas afetadas, o que poderia levar à perda de confiança dos consumidores.
No geral, a ação da BaFin contra a Axa e outras empresas do setor ilustra a crescente importância da segurança e estabilidade de TI no setor financeiro e de seguros. As empresas devem ser capazes de operar e manter os seus sistemas de TI de forma confiável para atender aos requisitos regulamentares e manter a confiança do consumidor.
Leia o artigo fonte em amp2.wiwo.de