Berlim respira aliviada: os danos causados ​​pelas tempestades estão diminuindo drasticamente!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 2025, Berlim registou uma redução nos danos segurados por tempestades de 39 milhões de euros. Uma comparação com outros estados federais mostra danos maiores.

Berlim respira aliviada: os danos causados ​​pelas tempestades estão diminuindo drasticamente!

Em 2024, houve uma diminuição dos danos causados ​​por desastres naturais em Berlim. As fortes chuvas, granizo e inundações causaram menos danos na capital em comparação com 2023. A indústria seguradora reportou perdas seguradas de riscos naturais para Berlim no valor de cerca de 39 milhões de euros, o que corresponde a uma diminuição face aos 46 milhões de euros de 2023, de acordo com o Tempo relatado.

Grande parte dos danos em Berlim, cerca de 14 milhões de euros, pode ser atribuída a tempestades e granizo. As seguradoras também pagaram cerca de 7 milhões de euros por danos causados ​​por fortes chuvas e inundações. Os danos causados ​​a veículos ascenderam a 18 milhões de euros. Tenha em atenção que os danos totais em Berlim podem ser superiores, uma vez que nem todos os danos estão segurados.

Comparação nacional

Numa comparação nacional, Berlim teve danos comparativamente baixos causados ​​por riscos naturais. As perdas seguradas nos estados federais da Baviera e Baden-Württemberg ascenderam a cerca de 1,6 mil milhões de euros cada. Também em Brandemburgo, o montante segurado dos danos foi mais do dobro do que em Berlim, o que sublinha a relativa segurança da capital no que diz respeito a eventos naturais.

No geral, as despesas com sinistros incorridas pela indústria seguradora alemã nos últimos 50 anos por danos causados ​​por catástrofes naturais ascendem a mais de 200 mil milhões de euros. O total das despesas com sinistros das seguradoras patrimoniais e automóveis entre 1973 e 2022 ascende a 233 mil milhões de euros, o que corresponde a cerca de metade do orçamento federal para 2023, conforme consta do relatório de riscos naturais GDV é apresentado.

Jörg Asmussen, Diretor Geral da Associação Geral da Indústria de Seguros Alemã, enfatiza os desafios económicos que as alterações climáticas colocam à sociedade. O actual relatório sobre riscos naturais da GDV destaca as consequências a longo prazo das alterações climáticas e oferece uma secção estatística abrangente com factos sobre os danos causados ​​pelos riscos naturais. A novidade deste ano é a integração digital de todos os dados sobre danos causados ​​por tempestades, granizo, raios e outros perigos naturais, que podem ser acessados ​​no site www.gdv.de/statistics.

O relatório também inclui contribuições de cientistas climáticos e sociólogos climáticos que discutem pontos de inflexão e o impacto das alterações climáticas na sociedade urbana. Isto mostra a urgência com que os políticos e a indústria dos seguros devem abordar estas questões, a fim de minimizar danos e perdas futuras.