Incêndio em Möhlin: 100 carros destruídos – quem pagará pelos danos?
Após um incêndio num parque de estacionamento subterrâneo em Möhlin, 100 proprietários de automóveis enfrentam custos elevados. Quais apólices de seguro aplicáveis?
Incêndio em Möhlin: 100 carros destruídos – quem pagará pelos danos?
Houve um incêndio devastador num parque de estacionamento subterrâneo no distrito de Möhliner Breiti, no qual cerca de 100 veículos foram gravemente danificados ou mesmo completamente destruídos. Os carros foram afetados pela fuligem, fumaça e calor do fogo, e muitos poderiam ter sido destruídos, relata Aargauer Zeitung. Os proprietários de automóveis sem seguro parcial abrangente, em particular, enfrentam agora desafios financeiros consideráveis, uma vez que os custos de substituição dos veículos geralmente têm de ser suportados por eles próprios.
A situação é particularmente preocupante porque muitas das pessoas afetadas não conseguem aceder imediatamente aos recursos financeiros necessários para cobrir os danos. A falta de cobertura de seguro pode afetar a capacidade de obter substituições para os veículos danificados ou destruídos.
Cobertura do seguro em caso de incêndio
Tendo em conta os acontecimentos dramáticos, coloca-se a questão de saber quem pagará pelos danos em tais casos. O Tribunal de Justiça Europeu decidiu que as seguradoras de automóveis podem, em determinadas circunstâncias, ser responsabilizadas por danos causados por um veículo em chamas. Neste caso, um seguro parcial e abrangente ajudaria em caso de incêndio criminoso ou combustão espontânea, e os custos de eliminação de veículos queimados também são normalmente cobertos. isteshaltbar.de explicou.
É importante ressaltar que o seguro de responsabilidade civil automóvel cobre os custos do corpo de bombeiros necessários para extinguir um veículo em chamas. No entanto, os danos causados por incêndio criminoso ou combustão espontânea só são cobertos por um seguro parcial ou totalmente abrangente. Em caso de incêndios em parques de estacionamento subterrâneos provocados por carros elétricos, existem condições especiais que podem variar consoante a apólice de seguro.
Causas de incêndio e segurança
As causas mais comuns de incêndio em veículos são vazamentos de lubrificantes e combustível, curtos-circuitos ou fricção de peças. Outro risco é representado pelos veículos movidos a eletricidade, que, se não forem instalados corretamente, podem causar incêndios em cabos ou tomadas. Portanto, a correta instalação e manutenção dos carros elétricos é particularmente importante.
Os custos das operações de incêndio e de salvamento necessárias para garantir a assistência humanitária em caso de incêndios geralmente não são cobrados às pessoas afetadas. No entanto, os custos das operações de incêndio decorrentes de ações descuidadas deverão ser arcados pelo responsável. A situação é tensa para os proprietários de automóveis afetados em Möhlin, pois enfrentam o desafio de terem de angariar fundos próprios para substituir os seus veículos.