É necessário seguro obrigatório nacional para proprietários: Kretschmann ameaça consequências financeiras
De acordo com um relatório de www.swr.de, o primeiro-ministro de Baden-Württemberg, Kretschmann, está pedindo um seguro obrigatório em todo o país para os proprietários de casas para cobrir os danos causados pelas enchentes. Ele critica o governo federal por rejeitar esse seguro obrigatório e ameaça com consequências financeiras. Kretschmann sublinha que os danos causados pelas inundações, como no Vale do Ahr, representam um enorme fardo para os orçamentos públicos e que o seguro obrigatório é necessário para amortecer as consequências. Em Baden-Württemberg, 94% dos proprietários de casas estão segurados, enquanto noutros estados federais menos de 30% estão segurados. Kretschmann considera que isto é injusto porque o seu estado federal tem, em última análise, de pagar pelas consequências financeiras noutros estados federais. Ele alerta que sem a introdução do seguro obrigatório, o Estado...

É necessário seguro obrigatório nacional para proprietários: Kretschmann ameaça consequências financeiras
De acordo com um relatório de www.swr.de, o primeiro-ministro de Baden-Württemberg, Kretschmann, está pedindo um seguro obrigatório em todo o país para os proprietários de casas para cobrir os danos causados pelas enchentes. Ele critica o governo federal por rejeitar esse seguro obrigatório e ameaça com consequências financeiras. Kretschmann sublinha que os danos causados pelas inundações, como no Vale do Ahr, representam um enorme fardo para os orçamentos públicos e que o seguro obrigatório é necessário para amortecer as consequências.
Em Baden-Württemberg, 94% dos proprietários de casas estão segurados, enquanto noutros estados federais menos de 30% estão segurados. Kretschmann considera que isto é injusto porque o seu estado federal tem, em última análise, de pagar pelas consequências financeiras noutros estados federais. Ele alerta que sem a introdução do seguro obrigatório, o Estado se tornaria uma seguradora e as pessoas poderiam cancelar o seu seguro porque esperam obter apoio do Estado. A ministra do Ambiente, Thekla Walker, sublinha também que é necessário mais dinheiro para a protecção contra inundações nas áreas metropolitanas, uma vez que o potencial de danos em áreas ameaçadas é de dez mil milhões de euros.
A introdução de uma exigência de seguro nacional para os proprietários de imóveis forçaria os proprietários a se assegurarem contra danos naturais, como inundações. Isto poderia ajudar a reduzir a carga sobre os orçamentos públicos e o Estado deixaria de ter de agir como segurador. Ao mesmo tempo, poderia levar a uma equalização das taxas de seguro em diferentes estados federais e criar uma distribuição mais justa da responsabilidade financeira por danos em caso de catástrofes naturais. A introdução de tal seguro obrigatório poderia, a longo prazo, levar a uma redução dos encargos financeiros para o Estado e a uma distribuição mais justa de responsabilidades.
Leia o artigo fonte em www.swr.de