Seguros cibernéticos em alta: quase todas as empresas se protegem!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Cada vez mais empresas alemãs dependem de seguros cibernéticos para se protegerem contra ataques cibernéticos. Diferenças do setor e cobertura para danos.

Seguros cibernéticos em alta: quase todas as empresas se protegem!

As empresas na Alemanha dependem cada vez mais de seguros cibernéticos para se protegerem contra as ameaças crescentes representadas pelo crime cibernético. De acordo com um inquérito da ZEW Mannheim, realizado entre meados de Março e meados de Abril de 2025, quase metade das empresas inquiridas nos sectores da indústria transformadora e da informação já contrataram este tipo de seguros. Isto mostra uma clara tendência para a segurança profissional em tempos de aumento dos ataques cibernéticos. Mais de 1.200 empresas participaram da pesquisa, o que ressalta a relevância dos resultados.

No entanto, a prevalência do seguro cibernético varia muito dependendo do setor e do tamanho da empresa. Na economia da informação, cerca de 50% das empresas possuem seguro cibernético. As grandes empresas, em particular, estão bem seguradas; cerca de 66% das empresas com pelo menos 100 funcionários têm essa política. Para as médias e pequenas empresas, esta proporção é de 59% e 46%, respectivamente.

Análises da indústria e desenvolvimentos futuros

A maior taxa de uso está nas indústrias química e farmacêutica, com 58%. Noutras áreas, como os prestadores de serviços intensivos em conhecimento, a engenharia mecânica e o setor das TIC, cerca de 50 por cento das empresas subscrevem seguros. Contudo, um sinal de alerta continua a ser a baixa penetração entre os fornecedores de serviços de comunicação social, que é de apenas 26 por cento. Além disso, uma em cada cinco empresas planeia contratar um seguro cibernético no futuro.

Existem muitas razões para a crescente ameaça do crime cibernético. As tensões geopolíticas, a utilização de tecnologias avançadas por criminosos e modelos de trabalho flexíveis, como os escritórios domésticos, estão a impulsionar o aumento dos ataques cibernéticos. O seguro cibernético não oferece apenas cobertura abrangente para danos pessoais e de terceiros, mas também suporte de especialistas em TI, advogados e especialistas em relações públicas em caso de danos. Isto representa um acréscimo importante às medidas preventivas, como precauções técnicas de segurança, backups regulares de dados e treinamento de funcionários.

Dimensões globais da segurança cibernética

O desenvolvimento da segurança cibernética global também está ameaçado pelo aumento das atividades cibernéticas controladas pelo Estado. Alto Munique Re A utilização de IA generativa por sistemas antidemocráticos pode levar à desinformação e à manipulação, o que tem enormes implicações sociais e geopolíticas. Um dos principais desafios serão as próximas eleições, incluindo as eleições presidenciais de 2024 nos EUA, onde existe o risco de perturbação eleitoral através de ataques cibernéticos. Mais de 40 outras eleições importantes em todo o mundo poderão afectar mais de 4 mil milhões de eleitores elegíveis.

A desinformação representa uma ameaça dispendiosa para as organizações até 2028, com gastos superiores a 30 mil milhões de dólares. As actividades do Estado-nação podem aumentar com operações de espionagem económica, militar e política, com os cibercriminosos por vezes apoiados por instituições estatais. Este desenvolvimento deixa claro quão importante se tornou o seguro cibernético no mundo de hoje para proteger as empresas, não apenas financeiramente, mas também operacionalmente.