Os aspectos éticos do Big Data e da IA no mundo dos seguros: uma análise do Banco Central da Irlanda. Que riscos surgem e como as seguradoras lidam com eles?
De acordo com um relatório do paymentandbanking.com, o uso de inteligência artificial e big data na indústria de seguros está aumentando constantemente. As seguradoras utilizam cada vez mais estas tecnologias para otimizar e automatizar processos. Mas surge a questão sobre o uso ético de big data e IA na indústria de seguros. O Banco Central da Irlanda publicou um estudo sobre “Ética de Dados nos Seguros”, que destaca a importância da ética de dados no setor de seguros. A ética dos dados trata dos princípios morais no processamento e uso de dados e busca soluções para desafios éticos. O estudo mostra que as seguradoras já dependem fortemente de IA e Big...

Os aspectos éticos do Big Data e da IA no mundo dos seguros: uma análise do Banco Central da Irlanda. Que riscos surgem e como as seguradoras lidam com eles?
De acordo com um relatório de pagamentoandbanking.com, o uso de inteligência artificial e big data no setor de seguros está aumentando constantemente. As seguradoras utilizam cada vez mais estas tecnologias para otimizar e automatizar processos. Mas surge a questão sobre o uso ético de big data e IA na indústria de seguros.
O Banco Central da Irlanda publicou um estudo sobre “Ética de Dados nos Seguros”, que destaca a importância da ética de dados no setor de seguros. A ética dos dados trata dos princípios morais no processamento e uso de dados e busca soluções para desafios éticos.
O estudo mostra que as companhias de seguros já dependem fortemente da IA e dos grandes volumes de dados, especialmente nas áreas de preços, subscrição, vendas, distribuição, marketing, desenvolvimento de produtos e gestão de sinistros. No entanto, muitas empresas negligenciam o aspecto da ética dos dados. A maioria das empresas não possui definições explícitas de ética de dados nem políticas específicas nesta área.
Isto levanta mais questões, uma vez que a utilização de modelos de IA e de análise na indústria dos seguros ocorre sem inventário de modelos e processos de risco de modelos em toda a empresa. Isto representa riscos claros para os segurados, incluindo o perigo do princípio da solidariedade e da partilha, a falta de explicabilidade das decisões, a marginalização e a exclusão dos clientes, bem como a discriminação e o tratamento injusto.
Como especialista empresarial, é importante compreender que a falha em abordar a ética dos dados não só põe em perigo os segurados, mas também expõe as próprias seguradoras a riscos significativos. É, portanto, urgente que as companhias de seguros estabeleçam medidas e estratégias de ética de dados para garantir princípios éticos e decisões justas. Negligenciar a ética dos dados pode não só resultar na perda de clientes, mas também na violação das leis aplicáveis, o que pode custar caro. É hora de analisar com atenção a ética dos dados no setor de seguros.
Leia o artigo fonte em paymentandbanking.com