A responsabilidade partilhada do setor segurador pela crise climática - Um especialista financeiro faz um balanço
De acordo com um relatório de www.woz.ch, os CEO das principais companhias de seguros recebem um bolo untado com óleo no aniversário da sua associação industrial, a Associação de Genebra. Os gestores de seguros reúnem-se para um evento de aniversário de dois dias, durante o qual também serão discutidas a proteção do planeta e a consecução de uma economia com impacto neutro no clima. As seguradoras gastaram muito dinheiro para se manterem atualizadas com o conhecimento científico atual e estarem cientes do estado do planeta. No entanto, expandiram o negócio de seguro de empresas de combustíveis fósseis prejudiciais ao clima ao longo de décadas. São em grande parte responsáveis pela actual crise climática porque têm a oportunidade de...

A responsabilidade partilhada do setor segurador pela crise climática - Um especialista financeiro faz um balanço
De acordo com um relatório de www.woz.ch Os CEO das principais companhias de seguros recebem um bolo coberto de óleo no aniversário da sua associação industrial, a Associação de Genebra. Os gestores de seguros reúnem-se para um evento de aniversário de dois dias, durante o qual também serão discutidas a proteção do planeta e a consecução de uma economia com impacto neutro no clima.
As seguradoras gastaram muito dinheiro para se manterem atualizadas com o conhecimento científico atual e estarem cientes do estado do planeta. No entanto, expandiram o negócio de seguro de empresas de combustíveis fósseis prejudiciais ao clima ao longo de décadas. São eles que suportam uma grande parte da culpa pela actual crise climática, pois têm a oportunidade de assegurar a construção e operação de sistemas prejudiciais ao clima.
As companhias de seguros têm uma responsabilidade social que ainda não cumpriram adequadamente. Por exemplo, a maior seguradora suíça, Zurique, é a sexta número do mundo no que diz respeito ao seguro de instalações de produção de petróleo e gás. Para sair da loucura dos combustíveis fósseis, a pressão deve ser exercida por activistas ambientais e clientes.
Estas práticas podem ter impactos de longo alcance no mercado, no consumidor e na indústria. Uma reavaliação por parte das companhias de seguros poderia levar a um aumento dos investimentos em projetos sustentáveis e à redução de incentivos para atividades prejudiciais ao clima. Isto também poderia melhorar os prémios de seguro e as condições para as empresas amigas do ambiente, ao mesmo tempo que as atividades prejudiciais ao clima se tornariam mais caras.
É, portanto, crucial que as companhias de seguros assumam a sua responsabilidade social e tomem medidas para combater ativamente a crise climática.
Debate WOZ
Faça login e participe da discussão!
Conecte-se
Leia o artigo fonte em www.woz.ch