Acidentes com carros elétricos: os custos de reparo estão caindo, mas a diferença permanece!
Danos causados por acidentes com carros elétricos em 2025: os custos estão caindo, mas ainda são mais elevados do que os dos motores de combustão. GDV alerta para aumento do seguro automóvel.
Acidentes com carros elétricos: os custos de reparo estão caindo, mas a diferença permanece!
Os danos causados por acidentes em carros eléctricos custam actualmente 15 a 20 por cento mais do que os de motores de combustão comparáveis, um aspecto importante que molda a discussão sobre a aceitação de carros eléctricos. Segundo a Associação Geral da Indústria de Seguros Alemã (GDV), esta diferença poderá diminuir no futuro. Há um ano, o aumento do custo dos danos causados por acidentes com carros eléctricos era de 20 a 25 por cento em comparação com os veículos de combustão, o que representa uma evolução positiva.
A maior quantidade de danos resulta principalmente da tecnologia mais complexa, dos reparos mais complexos e das peças de reposição mais caras, como baterias. Isto é influenciado pelo aumento constante de carros eléctricos nas estradas alemãs, que atingiu mais de 1,7 milhões em 1 de Abril de 2025, mais de cinco vezes mais carros do que no início de 2021. No geral, os carros eléctricos representam cerca de 3,5% de todos os carros registados na Alemanha.
Desenvolvimento rápido em perigo
Os custos de reparação de carros elétricos estão a aumentar mais lentamente, uma vez que as oficinas têm agora mais experiência no tratamento destes veículos. Os serviços de reboque, bombeiros e topógrafos também adaptaram as suas práticas em relação aos carros elétricos danificados. Anja Käfer-Rohrbach, vice-diretora-geral da GDV, enfatiza que as diferenças no equilíbrio de sinistros entre carros elétricos e motores de combustão irão diminuir, especialmente porque os carros elétricos causam cerca de 10 a 15 por cento menos danos totalmente abrangentes do que os seus homólogos convencionais.
No entanto, custos de reparação mais elevados a longo prazo podem comprometer a aceitação dos carros elétricos. Na verdade, os custos dos acidentes tendem a aumentar com ambos os tipos de condução, devido ao aumento dos custos das oficinas e aos preços mais elevados das peças sobressalentes. Embora os preços do seguro automóvel também tenham aumentado recentemente, pode-se observar que as diferenças nos danos totalmente abrangentes para carros eléctricos em comparação com motores de combustão estão a diminuir - de 15 a 20 por cento anteriormente para 10 a 15 por cento agora.
O estudo da GDV, que comparou 53 séries de modelos de automóveis elétricos e de combustão, mostra que, apesar do aumento dos custos, a introdução e aceitação de veículos elétricos está a ser positivamente influenciada pela experiência crescente dos melhores desempenhos na indústria automóvel. No entanto, os desafios dos custos de reparação continuam a exigir uma análise detalhada, a fim de não pôr em perigo a transição dos transportes.
Para mais informações leia os relatórios de tagesschau.de e heise.de.