E-cars na Alemanha: os motoristas particulares continuam céticos e hesitantes!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No primeiro trimestre de 2023, uma análise mostra que os carros eléctricos mal conseguem ganhar espaço no sector privado na Alemanha. Saiba mais sobre participações de mercado, comportamento do comprador e diferenças regionais.

E-cars na Alemanha: os motoristas particulares continuam céticos e hesitantes!

O relatório será apresentado no primeiro trimestre de 2023 Jornal de Berlim que a proporção de automóveis puramente eléctricos na frota de veículos privados na Alemanha é de apenas 3%. Isto representa um desenvolvimento estagnado em comparação com o mesmo período do ano passado, uma vez que o crescimento no sector privado foi de apenas 0,1 por cento em comparação com o trimestre anterior. Klaus-Jürgen Heitmann, CEO da HUK Coburg, explica que os carros elétricos dificilmente são populares no mercado privado.

A análise refere-se exclusivamente a carros totalmente elétricos movidos a bateria e exclui motores híbridos. Com mais de 14 milhões de veículos segurados, a HUK Coburg é líder de mercado em seguros automóveis na Alemanha. Todos os anos, um número de seis dígitos de proprietários de automóveis particulares regista veículos novos, mas também aqui existem diferenças regionais: em estados federais como a Baviera, a Baixa Saxónia e Baden-Württemberg, a proporção de automóveis eléctricos é duas vezes superior à da Saxónia-Anhalt e da Saxónia.

Pesquisa de mercado e comportamento do comprador

O “E-Barômetro” registra a mudança de carros a combustão para carros elétricos na Alemanha e mostra tendências interessantes no comportamento de compra. Segundo os dados, no primeiro trimestre de 2023, 61% dos compradores optaram por um carro elétrico usado, enquanto 39% optaram por um veículo novo. Além disso, um inquérito representativo da YouGov com 4.222 participantes mostra que 42% dos inquiridos consideram os carros eléctricos veículos bons ou muito bons, enquanto 51% os classificam como menos ou nada bons.

Outro resultado alarmante mostra que apenas 15% dos inquiridos afirmaram que, em princípio, apenas um carro eléctrico seria uma opção para eles. Além disso, 60% dos inquiridos manifestaram maior preocupação em comprar um carro elétrico usado em comparação com um veículo com motor de combustão. Isto indica um ceticismo significativo em relação à nova tecnologia.

Experiências e atitudes em relação aos carros elétricos

O Relatórios no mobiFlip destaca também que em 2024 a proporção de proprietários de veículos que mudaram para carros elétricos foi a mais baixa em três anos. No quarto trimestre de 2024 registou-se o pior valor de final de ano desde o início das medições em 2020. 70% dos titulares de carta de condução nunca conduziram um carro eléctrico, o que contribui significativamente para o cepticismo do mercado.

Os dados mostram que apenas 45% dos alemães têm uma atitude positiva em relação aos carros eléctricos. Em contrapartida, 53% das pessoas que já conduziram um carro eléctrico avaliam-no positivamente; Para os proprietários, este valor sobe mesmo para 82%. O que também é perceptível é o baixo nível de experiência de condução com carros elétricos entre certos grupos como mulheres (21%), pessoas com 55 anos ou mais (19%) e condutores pouco frequentes (18%). Em contrapartida, os condutores frequentes (mais de 20.000 km/ano) testaram carros elétricos com mais frequência (43%).

Com o crescimento estagnado e a aceitação cautelosa dos carros elétricos, o mercado enfrenta grandes desafios. As atuais diferenças regionais e os diferentes comportamentos dos compradores poderão exigir um realinhamento estratégico dos fornecedores, a fim de aumentar a aceitação e as vendas de veículos elétricos.