E-cars em Mainfranken: Progresso lento na troca!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

HUK Coburg relata o lento aumento de carros elétricos na Francônia Principal e na Alemanha, bem como preocupações sobre sua aquisição.

E-cars em Mainfranken: Progresso lento na troca!

A proporção de veículos eléctricos na região de Mainfranken só cresce lentamente. Esta observação baseia-se nos números atuais do e-barómetro da companhia de seguros HUK Coburg, que foram determinados para o primeiro trimestre de 2025. O mercado de carros elétricos também representa uma faceta interessante em termos de desenvolvimentos em toda a Alemanha.

Em Mainfranken, os carros elétricos representam atualmente em média quase 3,7% dos veículos segurados. O que é particularmente surpreendente é que entre abril de 2024 e março de 2025, um em cada cinco condutores que mudaram de veículo escolheu um carro elétrico. O distrito de Würzburg tem a maior proporção de carros elétricos na região, com 4,4%, enquanto na cidade de Würzburg a proporção é de 2,9%. É também surpreendente que os carros eléctricos sejam mais procurados nas zonas rurais do que nas regiões urbanas.

Razões para a transição lenta

Existem muitas razões para a hesitação na mudança para veículos elétricos. Particularmente relevante é a abolição do bônus estatal de compra em 2023, que dissuadiu muitos potenciais compradores de carros elétricos. Além disso, uma pesquisa mostra que muitos consumidores têm falta de confiança na tecnologia dos carros elétricos. De acordo com a pesquisa HUK, 60% dos entrevistados temem que os carros elétricos usados ​​sejam menos confiáveis ​​do que os modelos com motores de combustão.

O desenvolvimento do mercado de automóveis usados ​​é também caracterizado por um número crescente de automóveis elétricos adquiridos em segunda mão, o que sugere que o interesse pelos veículos elétricos existe, mas é visto com cautela. No primeiro trimestre de 2025, o mercado de automóveis eléctricos privados quase não aumentou e a percentagem de automóveis eléctricos privados na Alemanha ainda é de apenas 3,0 por cento.

Desenvolvimento do mercado na Alemanha

Os números atuais também mostram que os carros elétricos de uso privado na Alemanha só são atualmente escolhidos como sucessores pelos proprietários de motores de combustão em cerca de 4 em cada 100 casos. O dinamismo global no desenvolvimento de automóveis eléctricos permanece baixo. Após a abolição do prémio de compra no final de 2023, a proporção de novos veículos eléctricos caiu cerca de 50 por cento, de 74 por cento para apenas 39 por cento. Antes da eliminação do prêmio, a proporção de carros elétricos usados ​​na troca de veículo era de no máximo 28%.

HUK Coburg observa que nos cinco trimestres após a abolição do prémio de compra, a quota média de carros eléctricos usados ​​​​aumentou, mas o novo mercado para veículos eléctricos permanece estagnado. As taxas de adoção de carros elétricos são particularmente elevadas nos estados federais da Baviera, Baixa Saxónia e Baden-Württemberg, com a proporção mais elevada a ser alcançada na Baviera, com 3,6 por cento.

Em resumo, pode dizer-se que o desenvolvimento da eletromobilidade está a ser impulsionado tanto na Francónia Principal como em toda a Alemanha, mas com obstáculos claros que precisam de ser ultrapassados. As exigências e o cepticismo dos consumidores estão actualmente a dificultar a transição para a utilização generalizada de veículos eléctricos. Mais informações sobre a situação atual da mobilidade elétrica podem ser encontradas em mainfranken24 e presseportal.de ser recuperado.