Seguro de carro elétrico: choque no custo do reparo - até 35% mais caro! Medidas de redução de prémios e direito especial de rescisão.
De acordo com um relatório de www.focus.de, os condutores de automóveis eléctricos estão ameaçados por um choque de custos quando se trata de seguros, uma vez que os prémios de seguro para veículos eléctricos estão actualmente a aumentar acentuadamente. Isto ocorre porque os custos de reparação dos carros elétricos são 30 a 35 por cento mais elevados em comparação com os motores de combustão. Especialmente quando se trata de seguros totalmente abrangentes para carros elétricos, que também cobrem danos às baterias, algumas das apólices já são mais elevadas do que as de modelos comparáveis com motores de combustão. Isto aplica-se, por exemplo, ao Fiat 500, ao Hyundai Kona e ao Renault Kangoo. O aumento dos prémios de seguro para veículos eléctricos pode comprometer a aceitação da tecnologia de propulsão, uma vez que as empresas de aluguer de automóveis já anunciaram que irão reduzir o seu inventário de veículos eléctricos. O …

Seguro de carro elétrico: choque no custo do reparo - até 35% mais caro! Medidas de redução de prémios e direito especial de rescisão.
De acordo com um relatório de www.focus.de, os condutores de automóveis eléctricos estão ameaçados por um choque de custos quando se trata de seguros, uma vez que os prémios de seguro para veículos eléctricos estão actualmente a aumentar acentuadamente. Isto ocorre porque os custos de reparação dos carros elétricos são 30 a 35 por cento mais elevados em comparação com os motores de combustão. Especialmente quando se trata de seguros totalmente abrangentes para carros elétricos, que também cobrem danos às baterias, algumas das apólices já são mais elevadas do que as de modelos comparáveis com motores de combustão. Isto aplica-se, por exemplo, ao Fiat 500, ao Hyundai Kona e ao Renault Kangoo.
O aumento dos prémios de seguro para veículos eléctricos pode comprometer a aceitação da tecnologia de propulsão, uma vez que as empresas de aluguer de automóveis já anunciaram que irão reduzir o seu inventário de veículos eléctricos. A razão para os custos de reparação mais elevados dos carros elétricos é, entre outras coisas, as baterias caras, algumas das quais são difíceis de manusear e levam a longos períodos de quarentena. Além disso, baterias de íons de lítio danificadas podem representar risco de incêndio, aumentando ainda mais os custos de reparo.
Apesar de os carros elétricos causarem, em média, cinco a dez por cento menos acidentes do que os motores de combustão comparáveis e até cerca de 20 por cento menos em seguros totalmente abrangentes, os montantes dos danos para os veículos elétricos são significativamente mais elevados. A crescente mecanização dos automóveis com sensores e sistemas de assistência, bem como a produção de grandes peças de carroçaria numa só peça também contribuem para o aumento dos custos de reparação. Isto se aplica tanto a carros elétricos quanto a motores de combustão.
Para se defenderem dos prémios mais elevados, os proprietários de automóveis têm direito a um cancelamento especial se o prémio aumentar e podem mudar de seguro imediatamente. Algumas seguradoras também oferecem prêmios especiais para veículos elétricos para reduzir os custos dos motoristas de carros elétricos.
Em termos de mercado, o aumento do prémio de seguro poderia reduzir a procura de carros eléctricos e, assim, afectar toda a indústria da mobilidade eléctrica. Antes de comprar um carro elétrico, os consumidores podem considerar o aumento dos custos do seguro e decidir contra um veículo elétrico. A longo prazo, isto poderá dificultar os esforços para promover a eletromobilidade.
Fonte: www.focus.de
Leia o artigo fonte em www.focus.de