Element Insurance AG insolvente: Como garantir suas reivindicações em tempo hábil!
A Element Insurance AG está em processo de insolvência desde março de 2025. Os clientes afetados devem apresentar reclamações até 31 de maio de 2025.
Element Insurance AG insolvente: Como garantir suas reivindicações em tempo hábil!
A Element Insurance AG está em processo final de insolvência desde março de 2025, depois que o Tribunal Distrital de Charlottenburg confirmou oficialmente esta medida em 1º de março de 2025. Alto Ruhr24 Cerca de 320 mil contratos são afetados, incluindo seguros de acidentes, responsabilidade civil, recheios domésticos e seguros de edifícios residenciais. A insolvência foi causada pelo endividamento excessivo da empresa, que foi comunicado à Autoridade Federal de Supervisão Financeira (BaFin) em 20 de dezembro de 2024.
Os segurados devem tomar medidas urgentes e fazer valer os seus créditos até 31 de maio de 2025. A cobertura do seguro cessou em 1 de abril de 2025, uma vez que a maioria dos contratos terminou automaticamente no dia anterior ao término do processo de insolvência. Os clientes devem registar os seus créditos junto do administrador de insolvência, devendo também ser tidos em conta os créditos pendentes e os reembolsos de prémios.
Prazos e reclamações
A BaFin já informou por carta todos os clientes afetados e recomenda a verificação dos seus próprios documentos de seguro para identificar o verdadeiro portador do risco. A probabilidade de os clientes não saberem que estão segurados pela Element é alta, já que a Element operava como uma seguradora de marca branca totalmente digital. Os clientes segurados através de parceiros de cooperação como Friday, Hepster ou Panda também são afetados pela insolvência.
A BaFin também impôs a proibição de novos negócios após o término da cobertura de resseguro. É, portanto, importante que os segurados afetados organizem imediatamente uma cobertura de seguro alternativa, de modo a não arriscar quaisquer lacunas na cobertura. Os danos ocorridos antes do final do contrato permanecem legalmente cobertos, mas não há garantia de que esses danos serão integralmente resolvidos.
Informações sobre liquidação de sinistros
Alguns detalhes sobre a liquidação dos danos são incertos. As condições de pagamento dependem do valor total dos créditos no processo de insolvência. As reclamações oriundas de processos de danos têm prioridade sobre as demais reclamações dos credores e devem ser registradas até 27 de maio de 2025, ainda que não estejam garantidas pelos bens fiduciários. Informações sobre como registrar sinistros também foram enviadas aos segurados afetados por correio.
É aconselhável que os segurados leiam atentamente as informações do administrador da insolvência e cumpram os prazos. A BaFin não oferece aconselhamento individual e sugere procurar aconselhamento jurídico ou apoio de organizações de defesa do consumidor para esclarecer os próximos passos.
Para obter informações detalhadas sobre o estado da insolvência e o procedimento exato para apresentar uma reclamação, as pessoas afetadas podem visitar o site oficial BaFin visita.