Danos existenciais por inundação - Preciso de seguro contra riscos naturais?
De acordo com uma reportagem de www.ndr.de, a última edição de “Dez Minutos de Economia” é sobre os enormes danos que podem ser causados pelas inundações e a questão de saber se deveria haver seguro obrigatório para riscos naturais. As actuais inundações não só têm um sério impacto nas pessoas afectadas, mas também podem colocar grandes desafios para o sector dos seguros. Os danos causados pelas inundações podem causar custos enormes e sobrecarregar as companhias de seguros. A introdução do seguro obrigatório para riscos naturais levaria, sem dúvida, a uma mudança no mercado de seguros. As empresas teriam que se preparar para um número maior de reclamações potenciais...

Danos existenciais por inundação - Preciso de seguro contra riscos naturais?
De acordo com um relatório de www.ndr.de, o último número de “Dez Minutos de Economia” é sobre os enormes danos que podem ser causados pelas inundações e a questão de saber se deveria haver seguro obrigatório para riscos naturais.
As actuais inundações não só têm um sério impacto nas pessoas afectadas, mas também podem colocar grandes desafios para o sector dos seguros. Os danos causados pelas inundações podem causar custos enormes e sobrecarregar as companhias de seguros.
A introdução do seguro obrigatório para riscos naturais levaria, sem dúvida, a uma mudança no mercado de seguros. As empresas teriam de se preparar para um maior número de potenciais reclamações e criar reservas financeiras adequadas. Além disso, o nível dos prémios de seguro para as zonas afectadas poderia aumentar para cobrir o risco acrescido.
Para os consumidores, o seguro obrigatório poderia significar que seriam obrigados a subscrever um seguro adicional, o que implicaria despesas mensais mais elevadas. Além disso, o seguro de protecção contra inundações pode tornar-se mais difícil de obter à medida que a procura aumenta e as companhias de seguros podem introduzir políticas mais rigorosas para determinadas áreas.
Globalmente, a introdução de um seguro obrigatório para riscos naturais seria uma medida de redução de riscos, mas também teria um impacto significativo no mercado, nos consumidores e no setor segurador. Resta saber se esta discussão ganhará ainda mais força no futuro.
Leia o artigo fonte em www.ndr.de