O especialista financeiro explica: Por que a maioria das seguradoras não cobre danos causados por tempestades - e como as pessoas afetadas ainda podem obter ajuda.
De acordo com um relatório de www.ndr.de, a tempestade na costa do Mar Báltico causou danos significativos, com muitos proprietários confrontados agora com a questão de saber qual seguro cobrirá os danos. De acordo com o centro de aconselhamento ao consumidor, o conteúdo doméstico e o seguro de edifícios residenciais não são suficientes para danos causados por tempestades; é necessário seguro adicional contra tempestades. Infelizmente, apenas dois por cento das pessoas potencialmente afectadas subscreveram esse seguro. As pessoas que não estão seguradas contarão com o apoio do Estado e talvez possam esperar pelo fundo de dificuldades. Os custos de reparação nas áreas afetadas podem aumentar devido à elevada procura de serviços de construção e renovação, e...

O especialista financeiro explica: Por que a maioria das seguradoras não cobre danos causados por tempestades - e como as pessoas afetadas ainda podem obter ajuda.
De acordo com um relatório de www.ndr.de,
A tempestade na costa do Mar Báltico causou danos consideráveis, com muitos proprietários confrontados agora com a questão de saber qual o seguro que cobrirá os danos. De acordo com o centro de aconselhamento ao consumidor, o conteúdo doméstico e o seguro de edifícios residenciais não são suficientes para danos causados por tempestades; é necessário seguro adicional contra tempestades. Infelizmente, apenas dois por cento das pessoas potencialmente afectadas subscreveram esse seguro. As pessoas que não estão seguradas contarão com o apoio do Estado e talvez possam esperar pelo fundo de dificuldades.
Os custos de reparação nas zonas afectadas poderão aumentar devido à elevada procura de serviços de construção e renovação, e poderá haver estrangulamentos nas nomeações para estaleiros. O primeiro-ministro Daniel Günther anunciou que apoiará um seguro nacional contra riscos naturais que também cobre tempestades. Mas até que tais medidas sejam implementadas, a ajuda financeira do Estado continua a ser a única salvação para muitas das pessoas afectadas.
O impacto no mercado poderá resultar de novos requisitos para companhias de seguros e empresas de construção, bem como de um maior interesse em seguros contra riscos naturais e tempestades. A indústria seguradora poderá necessitar de repensar as suas políticas e ofertas para responder à crescente procura de uma cobertura mais abrangente. Por outro lado, as empresas de construção nas zonas afectadas poderão beneficiar de um aumento nas encomendas, enquanto os tempos de espera para reparações poderão aumentar.
Globalmente, a tempestade na costa do Mar Báltico mostra a urgência de uma cobertura de seguro abrangente e adequada para catástrofes naturais, bem como a necessidade de um maior apoio governamental e de preparação para futuros eventos deste tipo.
Leia o artigo fonte em www.ndr.de