Especialista financeiro dá 8 dicas financeiras importantes para o final de ano – como economizar muito dinheiro até o réveillon.
Existem muitas tarefas que você adia pelo maior tempo possível. Para alguns, chegou a hora - caso contrário, o dinheiro será desperdiçado. No final do ano, as coisas serão menos estressantes para muitas pessoas, pelo menos profissionalmente. Agora você deve usar a energia que economiza lá de forma privada – e realizar algumas tarefas importantes relacionadas às suas finanças. Porque assim você economiza muito dinheiro até o Réveillon. 1. Mudar de fornecedor de electricidade e de gás Devido ao défice orçamental, os limites máximos de preços para a electricidade e o gás expirarão no final do ano. Mais um motivo para verificar se o seu provedor é comparativamente caro. A mudança para...

Especialista financeiro dá 8 dicas financeiras importantes para o final de ano – como economizar muito dinheiro até o réveillon.
No final do ano, as coisas serão menos estressantes para muitas pessoas, pelo menos profissionalmente. Agora você deve usar a energia que economiza lá de forma privada – e realizar algumas tarefas importantes relacionadas às suas finanças. Porque assim você economiza muito dinheiro até o Réveillon.
1. Mudar de fornecedor de eletricidade e gás
Devido ao défice orçamental, os limites máximos dos preços da electricidade e do gás expirarão no final do ano. Mais um motivo para verificar se o seu provedor é comparativamente caro. Mudar para um tarifário mais barato também tem a vantagem de beneficiar todos os meses de custos fixos mais baixos. Cuide uma vez, economize várias vezes!
2. Mudar de seguradora de saúde
3. Economize impostos
É certo que não resta muita margem de manobra. Mas se você ainda consegue controlar se vai fazer tratamento médico neste ano ou no próximo, mandar um faz-tudo ou comprar óculos, você deve calcular em que ano o gasto faz mais sentido. Você também pode deduzir doações de seus impostos – e isso pode ser feito online com apenas alguns cliques. Você pode ler mais dicas fiscais para o final do ano aqui.
4. Aproveite as altas taxas de juros
Este ano as taxas de juros finalmente subiram novamente. Mas qualquer pessoa que permaneceu no banco da empresa não necessariamente se beneficia disso. Ou pelo menos não na medida em que seria possível. Para novos clientes, às vezes é possível obter mais de 4% do subsídio diário. Se você sabe que pode ficar sem dinheiro por um tempo, deve optar por um depósito a prazo fixo - e assim garantir altas taxas de juros no longo prazo.
5. Verifique os pedidos de isenção
Você já coletou muitos juros? Então a divisão correta dos seus pedidos de isenção é particularmente importante. Os aforradores podem arrecadar até 1.000 euros por ano em rendimentos sem ter de pagar impostos. Você pode configurar um pedido de isenção para que seu banco ou provedor de custódia não pague o imposto. No entanto, se fizer vários pedidos, certifique-se de não exceder o total da taxa fixa de poupança de 1.000 euros. Leia mais sobre isso aqui.
6. Verifique o depósito
Se você planeja se aposentar com ações, verifique seu portfólio pelo menos uma vez por ano. Muitos poupadores escolhem uma combinação de investimentos em ações, como ETFs, e investimentos comparativamente seguros, como call money e depósitos a prazo fixo. Aqui você deve verificar se a relação entre risco e segurança ainda está correta.
Por exemplo, se os mercados bolsistas estiverem a ter um desempenho fraco num ano, mas as taxas de juro estiverem a subir, a proporção de acções cairá em relação aos depósitos à ordem e a prazo fixo. Restaure o índice original comprando ações, ETFs ou fundos ou retirando parte de seus investimentos seguros. Você pode ler mais sobre esse chamado reequilíbrio aqui.
7. Proporções seguras de Riester
Se algo mudou no seu salário este ano, por exemplo porque você trabalhou meio período, mudou de emprego ou obteve um aumento salarial, verifique se precisa ajustar sua contribuição Riester de acordo. Especialmente se agora você ganha mais, caso contrário, pode acontecer que você não receba mais o subsídio integral. Qualquer pessoa que tenha tido um filho também deve informar o seu prestador sobre isso, uma vez que existem subsídios adicionais para crianças. Você pode ler o quão alto eles estão aqui.
8. Otimize o seguro
Às vezes é melhor não fazer nada explicitamente. Isto se aplica a muitos proprietários com financiamento para construção este ano. Se contraiu o empréstimo a uma taxa de juro baixa, deverá renunciar à opção de reembolso especial e preferir investir o dinheiro em depósitos a prazo fixo com uma taxa de juro mais elevada. “Isto pode render centenas de euros a mais”, avisa o portal do consumidor “Finanztip”.
Leia o artigo fonte em www.t-online.de