Dica financeira: cancelar seu seguro de vida ou previdência? Melhor não!
De acordo com um relatório da amp.focus.de, cancelar uma apólice de seguro de vida ou de pensão ruim é quase sempre a pior ideia. O guia financeiro “Finanztip” mostra que existem alternativas para sair do contrato. Isto inclui vender o seguro, emprestá-lo, isentá-lo de contribuições e cancelá-lo. Contudo, a rescisão em particular deve ser evitada, pois geralmente está associada a perdas. De acordo com um estudo da associação seguradora GDV, o cancelamento de seguros de vida está diminuindo drasticamente. Em 2020, apenas 291 mil contratos foram rescindidos antecipadamente, uma diminuição de 14,4 por cento face ao ano anterior. Isso é resultado direto das baixas taxas de juros...

Dica financeira: cancelar seu seguro de vida ou previdência? Melhor não!
De acordo com um relatório de amp.focus.de,
Cancelar o seguro de vida ruim ou de anuidade é quase sempre a pior ideia. O guia financeiro “Finanztip” mostra que existem alternativas para sair do contrato. Isto inclui vender o seguro, emprestá-lo, isentá-lo de contribuições e cancelá-lo. Contudo, a rescisão em particular deve ser evitada, pois geralmente está associada a perdas.
De acordo com um estudo da associação seguradora GDV, o cancelamento de seguros de vida está diminuindo drasticamente. Em 2020, apenas 291 mil contratos foram rescindidos antecipadamente, uma diminuição de 14,4 por cento face ao ano anterior. Isto é resultado direto das baixas taxas de juros, o que faz com que os chamados valores de resgate e bônus finais em caso de rescisão antecipada sejam muitas vezes inferiores às contribuições pagas.
A rescisão é, portanto, a forma mais cara de rescindir o contrato, especialmente em contratos mais antigos. Os custos administrativos e possíveis taxas de cancelamento podem causar prejuízos adicionais. Em vez disso, pode ser considerada a venda do seguro a compradores específicos. Os consumidores geralmente recebem alguns por cento a mais do que se cancelassem o contrato.
Além disso, contrair empréstimos contra seguros de vida é uma opção possível se uma grande quantia de dinheiro for necessária apenas temporariamente. Porém, é importante ressaltar que os juros do empréstimo costumam ser superiores à taxa de juros do contrato, o que pode gerar prejuízos.
No geral, é importante considerar as circunstâncias individuais e, se necessário, procurar aconselhamento profissional antes de tomar uma decisão. Um fundo de emergência bem preenchido em sua conta poupança diária pode ajudá-lo a evitar a situação de precisar urgentemente de muito dinheiro.
Leia o artigo fonte em amp.focus.de