Políticas de fundos: garanta vantagens fiscais, proteja os herdeiros!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Descubra como o seguro unit-linked oferece vantagens fiscais aos herdeiros e quais modelos são ideais para sua aposentadoria.

Políticas de fundos: garanta vantagens fiscais, proteja os herdeiros!

As ligações entre o seguro unit-linked e a retenção na fonte em caso de herança estão a tornar-se cada vez mais importantes. Especialmente no contexto do actual ambiente fiscal, é evidente que as políticas de fundos oferecem inúmeras vantagens aos investidores. Os especialistas enfatizam que a escolha do melhor produto depende muito da situação individual do cliente, o que Michael Hauer, chefe do IVFP, enfatiza de forma impressionante. Segundo ele, conhecer os diferentes modelos é fundamental para que os consultores possam oferecer a melhor recomendação possível aos clientes.

Como Diário de Seguros relatórios, o imposto retido na fonte oferece vantagens fiscais significativas para seguros unit-linked em comparação com investimentos diretos em fundos. Embora uma isenção parcial de até 30% se aplique a investimentos diretos em fundos de investimento, pode ser aplicada uma retenção na fonte de até 28% a investimentos diretos em fundos. As políticas do fundo apresentam aqui vantagens claras, o mais tardar quando os benefícios fiscais excedem os custos de aquisição, que ascendem a cerca de 2,5% em cinco anos.

Aspectos fiscais e benefícios de sobrevivência

As políticas dos fundos oferecem a maior vantagem sobre as carteiras dos fundos, na medida em que o rendimento não é tributado imediatamente. Não é devido qualquer imposto retido na fonte sobre distribuições durante o prazo ou sobre a venda de ações. Em vez disso, a tributação só ocorre quando o pagamento é feito, embora também aqui possam existir isenções parciais atraentes, como uma isenção de 15% para um contrato com duração mínima de 12 anos. Isto apoia a otimização dos retornos ao longo dos anos.

Um exemplo notável para ilustrar isto é o caso de um homem de 55 anos que investe 100.000 euros numa política de fundos. Em caso de morte aos 83 anos, a sua filha receberia 300.000 euros isentos de impostos, sendo o valor isento de impostos para (enteados) 400.000 euros. Graças à cobertura da apólice, os herdeiros ficam protegidos da chamada teoria dos passos do direito tributário, o que aumenta ainda mais a atratividade desta forma de investimento.

Vantagens e flexibilidade das políticas de fundos

A flexibilidade das políticas do fundo revela-se considerável. Os investidores podem fazer pagamentos adicionais, aumentar ou reduzir contribuições e fazer pagamentos parciais. Além disso, a pensão vitalícia da seguradora é possível graças à estrutura das apólices do fundo, que oferece segurança adicional na velhice. A capacidade de trocar fundos oferece outra vantagem, pois muitas vezes resulta num retorno mais elevado em comparação com o investimento direto. Os lucros podem ser garantidos ou as perdas evitadas.

Outro aspecto positivo é a simplificação da administração. Os investidores não precisam abrir carteira e o esforço administrativo é bastante reduzido. Isto é complementado por benefícios psicológicos: as reservas através de um produto de seguros tendem a promover a taxa de poupança e a prolongar a duração da poupança porque o equilíbrio é menos visível para o investidor. Dessa forma, os gastos impulsivos são reduzidos.

Além disso, o seguro unit-linked oferece serviços de segurança que incentivam os investidores a manter uma distribuição sensata de fundos através da gestão de processos e do reequilíbrio. Estas medidas podem ajudar a manter-se estável mesmo em mercados turbulentos.

Apesar destas vantagens, os investidores devem estar cientes dos custos iniciais mais elevados nos primeiros cinco anos, bem como dos termos muitas vezes confusos nos documentos de oferta. No entanto, as políticas de fundos, especialmente se oferecerem custos baixos, opções de concepção flexíveis e uma boa selecção de fundos, podem ser uma escolha melhor para muitos investidores em comparação com investimentos directos. dinheiro e consumidores resume.