Os custos de saúde estão a explodir: o PKV depende de soluções individuais!
Descubra como a PKV está enfrentando o aumento dos custos de saúde e oferecendo soluções inovadoras para proteção de seguros individuais.
Os custos de saúde estão a explodir: o PKV depende de soluções individuais!
Tendo em conta o aumento dos custos de saúde, o seguro de saúde privado (PKV) está sob pressão. Klaus G. Leyh, Presidente da Câmara dos Seguros, sublinha a necessidade de uma estratégia de longo prazo para superar este desafio. Uma preocupação central é a garantia de desempenho, que garante que os serviços acordados contratualmente não possam ser reduzidos. Além disso, as contribuições deverão ser ajustadas em conformidade no caso de aumentos nas despesas causados pelo progresso médico. Isto é apoiado por uma concepção tarifária consciente dos custos e pela promoção de uma gestão eficiente do desempenho, por exemplo através da cooperação na área de ajudas médicas. Investimentos urgentes em medidas preventivas de saúde também estão na agenda para avançar na detecção precoce de doenças.
Outro aspecto que Leyh destaca é o aumento do número de segurados no seguro saúde empresarial (bKV). Isto cresceu mais de 50% desde 2020: em 2024, mais de 2,5 milhões de funcionários em 56.500 empresas na Alemanha beneficiarão de uma oferta bKV financiada pelo empregador. O aumento no número de segurados foi de 20% no ano passado, enquanto a receita de prêmios permaneceu estável durante onze anos – sem guerras de preços.
Seguro saúde empresarial em foco
O bKV também oferece a opção de atualização de tarifas e também seguro para familiares. Esta forma de seguro utiliza o método financiado para neutralizar os aumentos de custos demograficamente relacionados nos seguros de saúde e de enfermagem. Os segurados do PKV pouparam atualmente mais de 340 mil milhões de euros em provisões para a reforma, o que sustenta a estabilidade e a segurança futura do PKV.
Uma das vantagens decisivas de quem tem seguro de saúde privado em comparação com quem tem seguro de saúde legal é o atendimento privado completo ao paciente, a liberdade de escolha do médico e a garantia de ajustes individuais na cobertura do seguro. Embora cortes de benefícios e contribuições mais elevadas para controlar custos ocorram frequentemente nos seguros de saúde legais (GKV), tais medidas não são permitidas nos seguros de saúde privados. O desenvolvimento de disposições relativas à reforma serve para compensar o factor de envelhecimento e para garantir a estabilidade das contribuições a longo prazo.
Desafios demográficos
A evolução demográfica na Alemanha está a revelar uma mudança dramática: há cada vez menos pessoas jovens em comparação com um número crescente de pessoas mais velhas. Os idosos provocam custos de saúde significativamente mais elevados, que a seguradora privada de saúde deve ter em conta na sua política de preços e contribuições. Por exemplo, uma pessoa de 40 anos tem menos probabilidade de adoecer do que uma pessoa de 60 ou 80 anos, o que acarreta custos de seguro diferentes. Para enfrentar estes desafios, o PKV cria provisões para a velhice, para que os segurados mais jovens paguem mais nas suas contribuições, mas possam beneficiar de créditos para reduzir as contribuições quando envelhecem. A [HC Consulting AG] informa sobre o aumento das despesas que acompanham o envelhecimento dos segurados e sobre as tendências que a GKV utiliza para controlar custos, como cortes de benefícios e ajustes de prêmios. O PKV, por outro lado, seguiu um caminho estável para oferecer aos seus segurados cuidados de saúde abrangentes e confiáveis.
A discussão sobre cuidados de saúde e os requisitos para seguros de saúde privados e legais continua a ser um tema central. As companhias de seguros devem encontrar soluções inovadoras que não só satisfaçam as necessidades atuais, mas também sejam sustentáveis a longo prazo. Num ambiente demográfico em mudança, este é um desafio que deve ser superado.