De acordo com um relatório de www.sueddeutsche.de, danos materiais ocorrem frequentemente no Halloween, quando não há doces. Em casos como este, em que a mostarda debaixo da maçaneta, o creme de barbear no carro ou a cola no buraco da fechadura causam danos permanentes, surge a questão de quem é o responsável por isso.
De acordo com o centro de aconselhamento ao consumidor da Renânia do Norte-Vestefália, os autores conhecidos devem responder pelos seus actos. Contudo, torna-se mais difícil se os perpetradores tiverem menos de sete anos, porque as crianças até esta idade são consideradas incapazes de cometer um crime e, portanto, não são responsáveis.
Nos casos em que os pais violaram o seu dever de supervisão, devem ser responsabilizados. Para evitar tais danos, os pais devem acompanhar os filhos. Se ocorrerem danos, os filhos também estão segurados pelo seguro de responsabilidade civil familiar, desde que tenham menos de 18 anos ou estejam em formação.
Se os perpetradores não puderem ser encontrados, você também poderá reivindicar seu próprio seguro. Por exemplo, se a parede da casa estiver manchada, o seguro residencial pode intervir se o vandalismo também for segurado. Os danos ao seu próprio veículo só são cobertos por um seguro totalmente abrangente. No entanto, o seguro parcial abrangente cobre danos por vidro e fogo, de acordo com o centro de aconselhamento ao consumidor da NRW.
O centro de aconselhamento ao consumidor da Renânia do Norte-Vestefália recomenda comunicar imediatamente qualquer dano à companhia de seguros e também à polícia.
Esta informação mostra que os danos materiais no Halloween podem não só ser irritantes, mas também ter consequências financeiras. É importante que tanto os pais como as companhias de seguros tomem as medidas certas para limitar os danos e cobrir custos potenciais.
