Choque térmico à superstição: sexta-feira, 13, será excepcionalmente quente!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Aprenda tudo sobre as superstições que cercam a sexta-feira 13 – história, costumes e explicações científicas.

Choque térmico à superstição: sexta-feira, 13, será excepcionalmente quente!

Na sexta-feira, 13 de junho de 2025, surge a questão de saber se a superstição e o azar estão realmente ligados ou se este dia é como qualquer outro. Nesta data específica, a Alemanha será saudada por um choque térmico com temperaturas superiores a 30 graus Celsius, um cenário incomum para o início do verão. Embora as altas temperaturas relatadas estejam trazendo uma onda de calor para as pessoas, também está sendo discutida a possibilidade de condições climáticas severas no mesmo período. Resta saber se estes receios relacionados com o clima irão delinear as preocupações gerais em torno da data. Giessen Anzeiger relata que sexta-feira 13 é a única sexta-feira desse tipo no ano, levando muitas pessoas a pensar em superstições e rituais de azar.

Na Alemanha, cerca de 39% das mulheres e 21% dos homens sentem-se supersticiosos em relação a este dia, com a R+V Insurance a afirmar que sexta-feira 13 não é mais perigosa do que os outros dias da semana. Em vez disso, as estatísticas mostram mesmo que nesta data são registados menos sinistros de seguros de veículos e propriedades.

Superstição e suas origens

As superstições profundamente enraizadas em torno da sexta-feira 13 têm influências históricas e culturais. A superstição na Alemanha só se estabeleceu nos últimos 75 anos, enquanto em muitas culturas as sextas-feiras são geralmente consideradas de azar, especialmente devido a associações religiosas. No Cristianismo, a sexta-feira está fortemente associada à crucificação de Jesus Cristo, já que Judas Iscariotes é considerado o 13º convidado da Última Ceia. Este simbolismo foi reforçado historicamente, como na perseguição à Ordem dos Templários em 1307.

Curiosamente, esta data não é vista da mesma forma em todos os lugares. Na Espanha e nos países vizinhos, terça-feira, dia 13, é considerado um dia de azar. Em outras culturas, existem diferentes números que são vistos como trazendo azar. Apesar das crenças populares, estudos científicos mostram que estatisticamente não ocorrem mais acidentes neste dia do que nos outros dias. As pessoas ainda tendem a evitar tomar decisões importantes ou empreendimentos arriscados nesta data, talvez na tentativa de se protegerem do infortúnio percebido.

Eventos históricos como evidência

Vários eventos históricos foram usados ​​para confirmar a superstição. Estes incluem a colisão do Costa Concordia em 2012 e o bombardeamento do Palácio de Buckingham em 1940. Estes acidentes acrescentam mais uma confirmação ao medo generalizado de uma sexta-feira 13, embora a ligação à superstição seja mais uma construção da psique humana. A própria superstição baseia-se numa mistura de crenças tradicionais e cultura popular, particularmente filmes de terror, que reforçaram a imagem negativa da época.

Nos tempos modernos, algumas empresas, como hotéis ou companhias aéreas, aproveitaram estes receios. Alguns hotéis não oferecem quartos com o número 13 e as companhias aéreas evitam filas de assentos com esse número, decisões comerciais baseadas em crenças populares.

Na sexta-feira, 13 de junho de 2025, permanece a questão se o calor ou as condições meteorológicas serão mais motivo de preocupação, ou se a superstição tornará este dia extraordinário. Uwe Werner mostra que sempre há pessoas que percebem este dia como “normal” e não se guiam pelas tradições. A superstição continua a ser um fenómeno cultural tão fascinante que beneficia muitos, quer queiram ou não.