Ano de inundação em Winnenden: Luta contra as consequências e seguros

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Inundações em Winnenden 2025: As pessoas afetadas lutam por uma compensação pelos enormes danos. Experiências e recomendações para ação.

Ano de inundação em Winnenden: Luta contra as consequências e seguros

Em 1º de junho de 2025, a cidade de Winnenden fará uma retrospectiva de um ano cheio de desafios, após enchentes devastadoras que atingiram a região. No ano passado, um maremoto de Berglen levou a inúmeras operações de bombeiros quando foram relatadas inundações em porões em Birkmannsweiler e outras áreas urbanas. Felizmente, todos os residentes permaneceram ilesos e um bombeiro conseguiu até salvar um idoso no vale, foi relatado. ZVW.

O casal Gertrud e Hans Schafitel é um dos muitos casais que sofrem com as consequências da enchente. Suas portas e janelas sofreram danos e muitos de seus móveis foram destruídos, resultando na perda de memórias preciosas. O que foi particularmente impressionante foi a visão de seus porões, cheios de lama até o teto.

Memórias de desastres climáticos passados

Os actuais acontecimentos na região são particularmente trágicos depois de dois fenómenos meteorológicos extremos terem ocorrido no distrito de Rems-Murr no mesmo fim de semana. As fortes chuvas na floresta de Welzheim causaram inundações perigosas, especialmente em Rudersberg. Os danos lembram o desastre de Braunsbach em 2016 BKZ relatado.

Uma das consequências mais graves foi a morte por afogamento de dois residentes (58 e 84 anos) em Miedelsbach, quando o nível da água na sua cave subiu mais de um metro. Embora as autoridades tenham conseguido inicialmente controlar a situação, o perigo tornou-se mais agudo devido a outro período de fortes chuvas na noite de domingo. Deslizamentos de terra, árvores caídas e estradas intransitáveis ​​tornaram o esforço de resgate um enorme desafio para os serviços de emergência no local.

consequências para a população

No total, centenas de serviços de emergência estavam ocupados com o resgate e a evacuação, enquanto as equipas de crise trabalhavam no escritório distrital. Foram ordenadas evacuações de até 10.000 pessoas em Winterbach, Weinstadt, Remshalden e Waiblingen. Um alerta de desastre foi acionado e a evacuação foi suspensa às 11h30, mas a situação permaneceu tensa.

Em Winnenden, o estaleiro municipal foi inundado, danificando um terço dos veículos. O administrador distrital anunciou ajuda rápida para os muitos cidadãos afectados e criou uma linha directa para os cidadãos. Os danos materiais estão estimados em vários milhões de euros, permanecendo a necessidade de medidas de socorro para as pessoas afetadas.