Taxas de juros mais altas para seguros de vida: especialistas veem tendência positiva
De acordo com um relatório de www.volksstimme.de, os poupadores de aposentadoria podem esperar taxas de juros mais altas no seguro de vida novamente após anos de inatividade. A actual taxa de juro do seguro de pensões privado, incluindo juros garantidos e participação nos lucros, poderá subir para uma média de cerca de 2,45 por cento no próximo ano, em comparação com 2,2 por cento este ano. O aumento das actuais taxas de juro é um sinal claro para a indústria e os consumidores. No entanto, de acordo com os defensores dos consumidores, ainda há espaço para melhorias, uma vez que as ofertas de overnight money oferecem agora retornos mais elevados do que a participação nos lucros do seguro de vida. Isto deve-se, entre outras coisas, à reserva de juros adicional que as seguradoras de vida tiveram de constituir durante as baixas taxas de juro, a fim de cumprir as suas promessas de até ...

Taxas de juros mais altas para seguros de vida: especialistas veem tendência positiva
De acordo com um relatório de www.volksstimme.de, os poupadores de aposentadoria podem esperar taxas de juros mais altas no seguro de vida novamente após anos de inatividade. A actual taxa de juro do seguro de pensões privado, incluindo juros garantidos e participação nos lucros, poderá subir para uma média de cerca de 2,45 por cento no próximo ano, em comparação com 2,2 por cento este ano.
O aumento das actuais taxas de juro é um sinal claro para a indústria e os consumidores. No entanto, de acordo com os defensores dos consumidores, ainda há espaço para melhorias, uma vez que as ofertas de overnight money oferecem agora retornos mais elevados do que a participação nos lucros do seguro de vida. Isto deve-se, entre outras coisas, à reserva de juros adicional que as seguradoras de vida tiveram de constituir durante as baixas taxas de juro, a fim de garantir as suas promessas de até 4% para contratos antigos. Uma redução mais rápida desta reserva poderia levar a uma maior participação nos lucros, da qual os clientes também beneficiariam.
Aumentar a actual taxa de juro é um processo moroso porque as seguradoras não podem reestruturar os seus fundos de longo prazo de um dia para o outro. Uma grande parte do seu capital está em obrigações com juros baixos e maturidades longas, cujo valor de mercado caiu em tempos de aumento acentuado das taxas de juro. Isto criou encargos ocultos nos balanços das seguradoras, forçando-as a exercer cautela.
A influente Associação Atuarial Alemã propõe aumentar a taxa de juro máxima dos actuais 0,25% a partir de 2025, pela primeira vez em décadas - para um por cento. O objetivo é evitar que as empresas se sobrecarreguem com promessas de garantias. No entanto, nada muda para as apólices antigas que ainda pagam 4%.
Globalmente, pode dizer-se que o aumento da actual taxa de juro do seguro de vida poderia ter efeitos positivos para os poupadores na reforma. Poderia levar a uma maior atractividade do seguro de vida como forma de planeamento da reforma, mas ainda há espaço para melhorias para competir com os retornos de outras formas de investimento. A recomendação da Associação Atuarial quanto ao aumento da taxa máxima de juros mostra que o setor está se esforçando para garantir a atratividade do seguro de vida no longo prazo.
Leia o artigo fonte em www.volksstimme.de