Huk-Coburg: Perdas apesar de mais carros segurados
Descubra por que o seguro automóvel está cada vez mais caro. Huk-Coburg relata grandes perdas e aumentos de preços – uma olhada nos bastidores. 🚗 #Seguro de carro #HukCoburg #Custos de seguro

Huk-Coburg: Perdas apesar de mais carros segurados
A Huk-Coburg, como fornecedora líder de seguros de veículos automóveis na Alemanha, registou uma perda de 216,3 milhões de euros nesta área de negócio no ano passado, apesar de um aumento no número de veículos segurados. Esta evolução levou aos necessários aumentos de preços, que também afectaram os clientes existentes. De acordo com relatos da mídia, Huk-Coburg aumentou os prêmios de seguro de veículos em mais de dez por cento em comparação com o ano anterior. Outros aumentos também são esperados nos próximos anos.
Todo o sector dos seguros automóveis, incluindo Huk-Coburg, enfrenta um aumento significativo nos preços das peças sobressalentes e nos custos de reparação - uma tendência em grande parte impulsionada pelo aumento da inflação. Isto resultou no registo de perdas da indústria que totalizaram mais de três mil milhões de euros em 2023. Espera-se um novo aumento dos custos, com as receitas a excederem significativamente as despesas com danos e administração.
A actual “nova realidade de perdas” reflecte-se, entre outras coisas, num aumento acentuado do rácio combinado. O aumento dos custos de reparação resulta não apenas do aumento dos preços, mas sobretudo da tecnologia cada vez mais complexa dos veículos. Além disso, os estrangulamentos no fornecimento de peças sobressalentes causados pela pandemia corona e pelo conflito na Ucrânia estão a afetar os tempos de reparação. Além disso, as alterações climáticas estão a provocar o aumento dos custos de reparação, especialmente devido a tempestades mais frequentes e mais intensas.
Apesar dos desafios associados à atual evolução dos preços das peças sobressalentes e das oficinas, os segurados têm a oportunidade de obter poupanças potenciais através de comparações intensivas. Como muitos contratos de seguro automóvel vão até ao final do ano e podem ser cancelados com um mês de antecedência, o dia 30 de novembro de cada ano é um prazo importante para quem pretende mudar. Um direito especial de rescisão também pode ser aplicado, por exemplo, se a contribuição aumentar, mas os benefícios permanecerem inalterados. É portanto aconselhável comparar tarifas e, se necessário, falar com o seu fornecedor atual sobre opções mais baratas.