HUK-Coburg enfrenta aumentos de preços na divisão automotiva
A HUK-Coburg tem de aumentar os preços no sector automóvel. O conselho enfrenta um alto déficit. As previsões da indústria apontam para novos aumentos tarifários.

HUK-Coburg enfrenta aumentos de preços na divisão automotiva
A HUK-Coburg, a maior seguradora automóvel da Alemanha, enfrenta novamente a necessidade de aumentar os preços na sua divisão de veículos automóveis, apesar do lucro líquido ter aumentado para 298 milhões de euros em 2023. Este aumento foi impulsionado por resultados de capital positivos. Foi identificado um défice na divisão de seguros de veículos automóveis de quase 547 milhões de euros, que se deve em parte ao aumento dos preços das peças sobressalentes, ao aumento dos danos causados por tempestades e a um número inesperadamente elevado de relatórios de acidentes e sinistros.
Com 13,9 milhões de veículos segurados, a HUK lidera o mercado alemão e, portanto, está à frente da Allianz. Já ocorreram dois aumentos tarifários para clientes existentes em 2022 e 2023, que ascenderam a um total de 15 por cento. Novos ajustes nas taxas de contribuição podem ser iminentes, uma vez que a situação de rendimentos e resultados continua a ser desafiadora. A HUK-Coburg não está sozinha com as suas perdas na divisão de veículos automóveis, uma vez que a Associação Geral da Indústria de Seguros Alemã também previu um défice nesta indústria devido ao aumento dos custos.
Apesar das dificuldades na divisão de veículos automóveis, a HUK-Coburg registou resultados comerciais positivos em geral, com as receitas de prémios de todas as divisões a aumentarem 6,2 por cento, para nove mil milhões de euros. O resultado do investimento melhorou mesmo 86 por cento, para 931 milhões de euros, impulsionado pelo aumento das taxas de juro e dos preços das ações. O excedente anual atingiu 300 milhões de euros, mais do dobro do ano anterior.