Insolvência da Element Insurance: 320 mil clientes antes do prazo!
A Element Insurance AG está insolvente. Os clientes afetados têm até 31 de maio de 2025 para registrar suas reclamações.
Insolvência da Element Insurance: 320 mil clientes antes do prazo!
A Element Insurance AG, uma seguradora totalmente digital, está em processo final de insolvência desde março de 2025. Isso foi oficialmente confirmado pelo Tribunal Distrital de Charlottenburg em 1º de março de 2025. A insolvência é o resultado de endividamento excessivo, que foi relatado à Autoridade Federal de Supervisão Financeira (BaFin) em 20 de dezembro de 2024. Cerca de 320.000 contratos são afetados, incluindo acidentes, responsabilidade, conteúdo doméstico e construção residencial seguro. Os clientes devem se preparar para uma nova situação, pois a cobertura do seguro expirou desde 1º de abril de 2025 e muitos contratos terminaram automaticamente um mês após a abertura do procedimento.
Os clientes afetados devem apresentar as suas reclamações até 31 de maio de 2025. Estas devem ser comunicadas ao administrador da insolvência, incluindo reclamações pendentes e reembolsos de prémios. É importante observar que as reivindicações pendentes são incertas quanto ao valor e ao prazo dos pagamentos. As reclamações decorrentes de danos têm prioridade sobre outras reclamações.
Registro de reivindicações
A BaFin informou por carta todas as partes afetadas conhecidas sobre a situação. Os segurados devem agir, mesmo que sejam segurados através de parceiros de cooperação como Friday, Hepster ou Panda. Um site especial está disponível para registrar reclamações: www.element-insolvenz.de. Os segurados podem registrar seus sinistros lá. As informações de inscrição também serão enviadas por correio.
Os clientes são aconselhados a verificar os documentos do seguro para identificar o verdadeiro portador do risco. Muitos segurados podem não estar cientes de que estão segurados pela Element porque a empresa operava como uma seguradora de marca branca. A BaFin também recomenda organizar uma cobertura de seguro alternativa para evitar lacunas na cobertura. Os danos ocorridos antes do término do contrato estão legalmente cobertos, mas não há garantia de liquidação integral.
Efeitos do processo de insolvência
A falência também impacta as operações da empresa. A BaFin já havia imposto a proibição de novos negócios após o término da proteção do resseguro. Além disso, o número de contratos diminuiu porque muitos segurados cancelaram as suas apólices antes de ser ordenado o processo preliminar de insolvência. Apesar destes desafios, não está claro quando e em que medida os sinistros podem ser resolvidos, uma vez que isto depende do montante total dos sinistros.
A BaFin não oferece aconselhamento individual, mas recomenda que os segurados procurem aconselhamento jurídico ou apoio de organizações de defesa do consumidor. Portanto, não há espaço para inação por parte das pessoas afetadas. Suas reivindicações devem ser apresentadas prontamente e corretamente para minimizar pelo menos algumas de suas perdas financeiras.