Uma em cada duas pessoas gostaria de ajuda da IA ​​com aplicações de seguros!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Uma pesquisa mostra que 47% dos alemães desejam ajuda de IA para preencher solicitações de seguros, especialmente as faixas etárias mais jovens.

Uma em cada duas pessoas gostaria de ajuda da IA ​​com aplicações de seguros!

A inteligência artificial (IA) poderá desempenhar um papel crucial no setor segurador no futuro. Uma pesquisa recente realizada pela associação digital Bitkom mostra que cerca de metade dos alemães gostariam que a IA os ajudasse a preencher pedidos de seguros. Esta pesquisa foi realizada entre mais de 1.000 pessoas com 16 anos ou mais na Alemanha. Existe um elevado nível de abertura à ajuda digital, especialmente entre os grupos mais jovens e de meia idade.

O interesse é particularmente forte entre pessoas de 30 a 49 anos, 53% das quais gostariam de usar IA no processo de candidatura. Mas 52 por cento das pessoas entre os 16 e os 29 anos e 46 por cento das pessoas entre os 50 e os 64 anos também têm a mente aberta. Até 38% das pessoas com mais de 65 anos poderiam imaginar usar a ajuda da IA. Isto mostra que a aceitação das tecnologias modernas existe num amplo segmento etário, indicando uma confiança crescente nas soluções digitais.

Desejo de apoio em diversas áreas

A pesquisa também descobriu que 39% dos entrevistados desejam uma IA que analise as políticas existentes e faça sugestões de melhorias. Além disso, 40% gostariam de uma IA que respondesse a perguntas sobre a cobertura de seguro existente. Em momentos de eventos da vida, como casamento ou propostas de mudança, 45% dos entrevistados estão interessados ​​em uma IA que ajude a ajustar ou rescindir contratos. Estes números sublinham o potencial da IA ​​no atendimento ao cliente na indústria de seguros, enfatiza Lukas Spohr, especialista da Bitkom em seguros digitais.

Apesar da resposta positiva em muitas áreas, também existem preocupações. Apenas 25% dos entrevistados aceitariam uma IA que recomendasse ofertas de seguros com base em dados de saúde ou de condicionamento físico. Muitas pessoas são igualmente céticas quanto ao uso de IA para analisar fotos danificadas. Apenas 24 por cento dos inquiridos confiariam na IA que avalia este tipo de danos e calcula a compensação.

Ceticismo em áreas sensíveis

Este cepticismo deixa claro que, embora a IA seja amplamente aceite para serviços quotidianos e questões burocráticas, o tratamento de dados sensíveis e de decisões financeiras pode provocar uma perspectiva diferente e crítica. O inquérito sugere que o conhecimento sobre a utilização responsável da IA ​​no setor dos seguros precisa de ser promovido para responder às preocupações e concretizar todo o seu potencial.

As possibilidades da IA ​​são promissoras, mas o compromisso entre o progresso tecnológico e a proteção de dados será uma questão central no futuro desenvolvimento. Um equilíbrio poderia não só revolucionar o atendimento ao cliente, mas também aumentar significativamente a confiança do consumidor nas soluções digitais.