Medos de emprego e disputas de aluguel estão levando a Arag Insurance a níveis recordes!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Arag Insurance verá um aumento acentuado nos casos de proteção legal em 2025, impulsionado pelos receios laborais e pela incerteza dos consumidores.

Medos de emprego e disputas de aluguel estão levando a Arag Insurance a níveis recordes!

A Arag Insurance, com sede em Düsseldorf, registou um crescimento notável na área da protecção jurídica e conseguiu aumentar a receita de prémios em 17,5 por cento, para 1,65 mil milhões de euros. A razão para isto é a crescente incerteza entre os consumidores e uma maior disposição para conflitos entre a população. Em particular, a ansiedade profissional dos alemães, que aumentou significativamente desde o início da pandemia, está a levar cada vez mais pessoas a quererem obter seguros. Arag relata que tratou de 745.000 casos de proteção legal na Alemanha em 2024, o que corresponde a um aumento de dez por cento.

Os resultados também mostram que as discussões no local de trabalho aumentaram mais de 16%. Na legislação sobre arrendamento, Arag observou um aumento de 11% nos casos em 2024, com um novo aumento de um quinto nos litígios legais sobre arrendamento no primeiro trimestre de 2025. Tais desenvolvimentos indicam que os consumidores querem cada vez mais fazer valer os seus direitos contra proprietários e empregadores.

Proteção jurídica no direito do arrendamento

Os inquilinos enfrentam vários desafios, especialmente na área do direito do arrendamento. Os inquilinos podem tornar-se membros de um grupo de interesse de inquilinos, como a Associação Alemã de Inquilinos (DMB), que normalmente custa cerca de 100 euros por ano. Esta adesão permite aos inquilinos subscrever um seguro de proteção jurídica que cobre custas judiciais em caso de litígio com os proprietários.

Os membros das associações de inquilinos também podem procurar aconselhamento dos advogados da associação na fase pré-julgamento. Ao contrário do seguro normal de proteção jurídica, onde a livre escolha do advogado também se aplica na fase anterior ao julgamento, os membros da associação de inquilinos só têm este direito em litígios judiciais.

Novos fornecedores no mercado

Arag oferece seguro de proteção de aluguel específico para inquilinos, que pode ser contratado retroativamente para uma disputa existente, o que é uma vantagem para muitos inquilinos. Num mercado em mudança, novos fornecedores como Mietengel e Conny também se estabeleceram. Embora Mietengel ofereça várias opções de adesão, mas nenhuma adesão real a uma associação, Conny também oferece adesão e uma licença de cobrança de dívidas.

No entanto, ambos os fornecedores apresentam deficiências graves nas suas regulamentações de proteção de dados, o que deveria ser um critério importante para os consumidores. Os especialistas também recomendam que os inquilinos contratem o seu seguro de proteção legal ou adesão o mais cedo possível, uma vez que estes normalmente só se aplicam a litígios futuros. Para muitos contratos, você também pode esperar um período de carência de três meses.

Com estes desenvolvimentos atrás de nós, a Arag está a posicionar-se como a principal seguradora de protecção jurídica do mundo e celebra o seu 80º aniversário este ano. A empresa continua a ser a maior seguradora inteiramente familiar e mostra de forma impressionante como o mercado de proteção jurídica está se adaptando aos novos desafios.