Lute pela câmera: AK obriga o seguro a cobrir os custos!
Um austríaco da Alta Áustria lutou com sucesso contra a rejeição do seguro do seu dispositivo devido a danos causados pela humidade na sua câmara.
Lute pela câmera: AK obriga o seguro a cobrir os custos!
Um austríaco do distrito de Urfahr-Raum teve um problema com sua câmera digital recém-adquirida no Natal de 2024. Apesar da bateria estar carregada, o dispositivo de repente não ligou mais. Foi somente quando a Media Markt avaliou os danos que se tornou evidente que havia danos causados pela umidade. O homem usou a câmera corretamente, por exemplo, durante caminhadas e durante celebrações familiares. No entanto, a seguradora ERGO responsável recusou-se a cobrir os custos de reparação, alegando uma alegada violação do dever. Porém, o consumidor não soube explicar a causa do dano, o que levou à rejeição do seguro. Isto relatado hoje.em.
A Câmara do Trabalho da Alta Áustria interveio neste caso e explicou que os danos causados pela humidade foram claramente definidos como um evento segurado nas condições do seguro. O consumidor recorreu à AK, que representou os seus direitos e acabou por contratar um advogado. “A câmera foi usada corretamente e foi injusto recusar-se a consertá-la”, disse um porta-voz da Câmara do Trabalho. Depois de entrar com uma ação judicial no tribunal distrital de Linz, a ERGO Insurance cedeu e cobriu os custos de reparação de 329 euros.
Crescentes reclamações sobre seguro de dispositivos
Cada vez mais consumidores na Alta Áustria contactam a Câmara do Trabalho porque as suas companhias de seguros de equipamentos recusam benefícios em caso de danos. As razões apresentadas pelas seguradoras são muitas vezes difíceis de compreender e conduzem a uma grande incerteza entre os clientes. Especialmente no caso de danos por umidade, muitas vezes é difícil compreender as circunstâncias exatas que levaram aos danos. É aconselhável pensar bem se faz sentido contratar um seguro de equipamentos, pois muitas vezes os custos superam os benefícios.
A Câmara do Trabalho apoia os consumidores que sejam confrontados com serviços rejeitados e recomenda que, antes de subscrever um seguro de equipamento, verifiquem cuidadosamente quais os danos que estão cobertos e quais as obrigações que o tomador do seguro deve cumprir. Como mostra o caso da Alta Áustria, podem surgir problemas numa emergência se a companhia de seguros se recusar a conceder prestações. ooe.arbeiterkammer.at oferece mais informações e suporte.