Katrin Staffler: Novos impulsos são necessários para o seguro de cuidados de enfermagem!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Katrin Staffler apela a um plano claro para reformar o seguro de cuidados de longa duração, a fim de melhorar a situação financeira e apoiar aqueles que necessitam de cuidados.

Katrin Staffler: Novos impulsos são necessários para o seguro de cuidados de enfermagem!

A nova representante de cuidados de saúde do governo federal, Katrin Staffler, estabeleceu como objetivo enfrentar os desafios do seguro de cuidados de longo prazo na Alemanha. Na sua função, ela apela a um “catálogo claro de ações” para melhorar a situação financeira do seguro de cuidados de longa duração. Ela quer representar os interesses daqueles que necessitam de cuidados e dos seus familiares e está empenhada em garantir que os cuidadores tenham mais liberdade de ação. Neste contexto, sublinha-se a urgência da prevenção e de soluções pragmáticas.

O número de idosos dependentes de cuidados está actualmente a aumentar. Ao mesmo tempo, os custos dos cuidados de saúde estão a aumentar e a escassez de trabalhadores qualificados torna-se cada vez mais evidente. Para reduzir a dependência das pessoas que necessitam de cuidados e dos seus familiares, é necessário ter em conta as tarefas da sociedade como um todo no financiamento dos cuidados. O défice do seguro de cuidados de longa duração ascendeu a 1,54 mil milhões de euros em 2024 e poderá aumentar para 3,5 mil milhões de euros no próximo ano.

Estratégias para reformar o seguro de cuidados de enfermagem

Staffler, membro do grupo de trabalho federal-estadual, planeja trabalhar com outros especialistas para apresentar pontos-chave para uma reforma abrangente dos cuidados, que será anunciada no final do ano. Ela destaca a necessidade de tornar o seguro de cuidados de longo prazo sustentável e favorável às gerações. Em particular, os elevados custos de pessoal, custos de investimento e custos de cuidados médicos não cobertos pelas companhias de seguros de saúde levam ao aumento das taxas de cuidados em regime de internamento.

O Ministério Federal da Saúde já iniciou uma série de medidas para melhorar a prática. A partir de 1º de janeiro de 2024, o auxílio-assistência será aumentado em 5%, assim como os valores dos benefícios ambulatoriais. No futuro, o subsídio de assistência pode ser reclamado até dez dias úteis por ano civil. Estas regulamentações melhoradas destinam-se a reduzir os encargos financeiros para aqueles que necessitam de cuidados e seus familiares.

Perspectivas de longo prazo para a enfermagem

Além disso, a partir de 1 de julho de 2025, estará disponível um novo montante anual comum para cuidados preventivos e de curta duração até 3.539 euros. Esta reforma inclui também a abolição do período de pré-cuidado antes de receber cuidados temporários e o acesso simplificado a serviços preventivos e de reabilitação para familiares. As sobretaxas para aqueles que necessitam de cuidados em instalações totalmente internadas também serão aumentadas em 1º de janeiro de 2024.

Uma simplificação dos regulamentos para determinar a necessidade de cuidados e procedimentos acelerados de pessoal nos cuidados de pacientes internados também estão planeados para o futuro. A fim de contrariar a escassez de trabalhadores qualificados, as condições de enquadramento para o recrutamento de pessoal de enfermagem no estrangeiro estão a ser melhoradas e estão a ser financiados postos de pessoal adicionais em grupos de springer.

As taxas de contribuição para o seguro social de cuidados de longa duração foram aumentadas em 0,35 pontos percentuais em 1 de julho de 2023 e agora são diferenciadas de acordo com o número de filhos. Estes ajustamentos fazem parte de uma reforma abrangente que visa tornar o seguro de cuidados de longa duração preparado para o futuro e responder aos desafios colocados pelo número crescente de pessoas que necessitam de cuidados. Staffler enfatiza a importância do interprofissionalismo, da digitalização e de formas de vida inovadoras como parte destes esforços de reforma.

Para uma visão detalhada das decisões e reformas no seguro de cuidados de longa duração, você pode usar as informações do ZDF hoje bem como o Ministério Federal da Saúde consultar.