Seguro automóvel 2024: preços sobem 20 por cento
Descubra os motivos do aumento nos preços do seguro automóvel e o que você pode fazer a respeito. Dicas de especialistas para reduzir seus custos de seguro.

Seguro automóvel 2024: preços sobem 20 por cento
Os proprietários de automóveis enfrentam um aumento significativo nos custos do seguro automóvel, mesmo com a inflação a acalmar. De acordo com o índice de seguros automóveis da Verivox, os custos dos seguros aumentaram cerca de 20% em comparação com o ano passado. Isto afecta a responsabilidade, bem como as tarifas parciais e totalmente abrangentes, tendo estas últimas se tornado mais caras em média 21 por cento. O aumento dos preços é impulsionado principalmente pelo aumento dos custos das peças sobressalentes para automóveis e pelo aumento dos custos com pessoal nas oficinas. A tecnologia e a eletrónica cada vez mais complexas dos modelos de automóveis modernos também desempenham um papel importante e prolongam os tempos de reparação.
Wolfgang Schütz, Diretor-Geral da Verivox, prevê que as seguradoras de veículos automóveis continuarão a registar perdas devido aos custos de sinistros persistentemente elevados. Para voltarem a ser rentáveis, as companhias de seguros terão provavelmente de aumentar os seus prémios a médio prazo. Tendo em conta este desenvolvimento, Nadja Feder da Verivox recomenda que os proprietários de automóveis verifiquem e ajustem regularmente os seus seguros existentes. Potenciais poupanças podem ser alcançadas fazendo comparações online e ajustando a tarifa com base nos quilómetros efetivamente percorridos por ano ou pagando anualmente em vez de mensalmente. Além disso, remover os filhos adultos da apólice pode proporcionar economia caso eles não usem mais o veículo. É aconselhável investir tempo na otimização dos custos do seguro para minimizar os encargos financeiros.