Seguro automóvel para idosos: alteração de tarifas pode poupar mais de 100 euros por ano
De acordo com um relatório de www.ndr.de, muitos motoristas com 55 anos ou mais estão lutando para aumentar os prêmios de seguro automóvel, mesmo que não tenham causado um acidente. As seguradoras justificam os aumentos com o suposto aumento do risco de acidentes entre os idosos no trânsito. No entanto, as estatísticas mostram que os idosos se envolvem relativamente raramente em acidentes de viação, em comparação com a sua percentagem da população, e só a partir dos 75 anos é que o risco de acidentes aumenta significativamente. Segundo o relatório, o aumento médio dos prémios de seguro é actualmente de 13 por cento. Mas há formas de mudar para uma tarifa mais barata e poupar mais de 100 euros anualmente. Comparando taxas de seguro e usando...

Seguro automóvel para idosos: alteração de tarifas pode poupar mais de 100 euros por ano
De acordo com um relatório de www.ndr.de Muitos condutores com 55 anos ou mais enfrentam dificuldades com o aumento dos prémios de seguro automóvel, apesar de não terem causado um acidente. As seguradoras justificam os aumentos com o suposto aumento do risco de acidentes entre os idosos no trânsito. No entanto, as estatísticas mostram que os idosos se envolvem relativamente raramente em acidentes de viação, em comparação com a sua percentagem da população, e só a partir dos 75 anos é que o risco de acidentes aumenta significativamente.
Segundo o relatório, o aumento médio dos prémios de seguro é actualmente de 13 por cento. Mas há formas de mudar para uma tarifa mais barata e poupar mais de 100 euros anualmente. Ao comparar as taxas de seguro e usar calculadoras de comparação na Internet, os motoristas podem descobrir qual seguradora oferece a melhor tarifa. Além disso, descontos para condução sem acidentes, redução do número de quilómetros e utilização de parceiros contratuais mais jovens podem reduzir o prémio.
Também vale a pena verificar a abrangência do seguro e considerar negociar com a seguradora. Ao mencionar ofertas mais baratas dos concorrentes, permanecendo persistentes e ameaçando cancelar, os motoristas poderão negociar melhores condições e descontos.
Como especialista económico, analiso a situação e constato que o aumento dos prémios de seguro pode representar um encargo financeiro para os condutores mais idosos. Isto pode resultar na adaptação dos hábitos de condução dos idosos ou mesmo na desistência do veículo, o que poderá ter impacto no mercado automóvel e no comportamento do consumidor. É por isso importante familiarizar-se com as dicas e estratégias mencionadas para concretizar possíveis poupanças e reduzir os encargos financeiros.
Leia o artigo fonte em www.ndr.de