Seguro automóvel: perdas de milhares de milhões esperadas devido ao aumento dos custos de reparação
O aumento das perdas ameaça as seguradoras de veículos automóveis: milhares de milhões em perdas podem levar a aumentos de prémios. Descubra porque é que os custos de reparação e as taxas horárias nas oficinas estão a aumentar. #Seguro de carro #Bilhões em perdas #Aumento de prêmios #Custos de reparo

Seguro automóvel: perdas de milhares de milhões esperadas devido ao aumento dos custos de reparação
Os condutores na Alemanha têm de se preparar para um possível aumento nos prémios do seguro automóvel. No ano passado, as seguradoras de automóveis já registaram perdas, o que levou a um aumento notável dos prémios de seguros. As perspectivas para o ano em curso não mostram sinais de abrandamento, uma vez que se espera que vários fornecedores registem novamente perdas no valor de milhares de milhões.
De acordo com uma estimativa actual da Associação Alemã de Seguros (GDV), torna-se evidente que as seguradoras de veículos automóveis terão provavelmente de aceitar perdas de até dois mil milhões de euros em 2024. A principal causa deste encargo financeiro são os custos de reparação continuamente crescentes, que estão a causar problemas às seguradoras.
O Diretor Geral da GDV, Jörg Asmussen, enfatizou que as receitas de prêmios deverão aumentar para cerca de 33,6 bilhões de euros, enquanto as despesas das seguradoras com sinistros e administração poderão ficar entre 34,9 e 35,6 bilhões de euros. Em particular, os sistemas técnicos cada vez mais complexos dos veículos modernos conduzem a reparações dispendiosas. No passado, simples reparações de pára-choques eram suficientes, enquanto hoje em dia é necessário substituir sistemas de sensores dispendiosos. Não só os custos de material, mas também o tempo de trabalho necessário para as reparações aumentaram.
Além disso, de acordo com um estudo, as taxas horárias nas oficinas de reparação de veículos aumentaram significativamente. Os custos médios de danos materiais no seguro de responsabilidade civil automóvel quase duplicaram nos últimos anos. As reparações em carros eléctricos, em particular, revelam-se particularmente caras, pois são, em média, 30 a 35 por cento mais caras do que as reparações em motores de combustão.
Apesar das elevadas perdas e dos custos crescentes no sector dos seguros automóveis, cabe às seguradoras individuais decidir se aumentam os prémios. Contudo, Asmussen enfatizou que a evolução dos danos tem influência direta nas contribuições. Os condutores devem, portanto, preparar-se para um possível reajuste nos prémios de seguro automóvel.