Seguro automóvel: custos de reparação fazem subir prémios
Os condutores na Alemanha enfrentam novos aumentos de preços no seguro automóvel. O GDV anuncia um prejuízo de 2 mil milhões de euros, enquanto os custos de reparação continuam a aumentar. Especialistas alertam para o aumento das contribuições.

Seguro automóvel: custos de reparação fazem subir prémios
Os condutores na Alemanha têm de se preparar para novos aumentos de preços do seguro automóvel. A Associação Geral da Indústria Seguradora (GDV) anunciou que se prevê um prejuízo de 2 mil milhões de euros no balanço do ano em curso. No ano passado, uma perda de cerca de 3 mil milhões de euros fez com que muitas apólices se tornassem mais caras. De acordo com um estudo da Verivox, as contribuições aumentaram para 84% dos segurados no início do ano.
A GDV cita a tendência contínua de aumento dos custos de reparação como a principal razão para as elevadas perdas. O desembolso financeiro médio para danos de responsabilidade está previsto em 4.000 euros para o ano em curso; em 2014 este valor foi de 2.500 euros. Além da inflação e dos preços da energia, o aumento dos custos das peças sobressalentes está a aumentar os custos de reparação. A tecnologia cada vez mais complexa nos sistemas de assistência e os requisitos de segurança mais elevados na reparação de automóveis elétricos também aumentam o tempo necessário.
Esta evolução sugere que os prémios de seguro automóvel poderão continuar a aumentar no futuro. O aumento dos custos de reparação e o aumento da tecnologia nos veículos influenciam os custos globais para as seguradoras, o que, em última análise, afecta os prémios para os segurados. É, portanto, aconselhável que os condutores se informem sobre as suas políticas atuais e, se necessário, verifiquem se existem alternativas mais baratas no mercado.