Seguro de carro: não perca o prazo para mudar – dicas de especialistas financeiros
É nisso que você deve ficar atento em novembro: O prazo para troca do seguro do seu veículo está se aproximando. Pegar seu novo cartão de identificação deve ser mais fácil. Celulares mais antigos agora também podem receber mensagens de texto de alerta em caso de desastre. Uma nova lei de imigração deverá ajudar a contratar trabalhadores mais qualificados. E há ainda mais novidades. Seguro automóvel: não perca o prazo para alterar Se pretender alterar o seu seguro automóvel, deverá cancelar o contrato até 30 de novembro – um mês antes do termo do contrato. Isto é pelo menos verdade para a maioria dos segurados, uma vez que os contratos são frequentemente celebrados no início do ano. Mas, como acontece com toda regra, aqui também há uma exceção. Receber …

Seguro de carro: não perca o prazo para mudar – dicas de especialistas financeiros
É nisso que você deve ficar atento em novembro: O prazo para troca do seguro do seu veículo está se aproximando. Pegar seu novo cartão de identificação deve ser mais fácil. Celulares mais antigos agora também podem receber mensagens de texto de alerta em caso de desastre. Uma nova lei de imigração deverá ajudar a contratar trabalhadores mais qualificados. E há ainda mais novidades.
Seguro automóvel: não perca o prazo para mudar
Se quiser alterar o seguro do seu carro, você deve cancelar o contrato até 30 de novembro – um mês antes do vencimento do contrato. Isto é pelo menos verdade para a maioria dos segurados, uma vez que os contratos são frequentemente celebrados no início do ano.
Mas, como acontece com toda regra, aqui também há uma exceção. Se você receber uma correspondência de sua seguradora anunciando um aumento de prêmio após o prazo, você terá um direito extraordinário de rescisão. Você terá então mais um mês para avisar sua seguradora.
Aviso de desastres via SMS mesmo em celulares mais antigos
Em caso de desastre, grande incêndio ou situação climática severa, o Departamento Federal de Proteção Civil e Assistência em Desastres (BBK) deseja informar os usuários de telefones celulares sobre os perigos via SMS. O alcance potencial é enorme: 68 milhões de pessoas na Alemanha possuem um telemóvel. Nenhum número de telefone é necessário para transmitir a mensagem, nem um aplicativo – a transmissão celular tem como objetivo tornar isso possível. Houve um primeiro teste nacional em 8 de dezembro de 2022. Mas nem todos os celulares receberam a mensagem; muitos dispositivos mais antigos não foram alcançados.
Isso está sendo constantemente refinado: “Todos os envolvidos na introdução e operação do Cell Broadcast estão trabalhando continuamente no desenvolvimento do Cell Broadcast com o objetivo de aumentar o número de dispositivos capazes de receber”, explica um porta-voz do Escritório Federal de Proteção Civil e Ajuda em Desastres (BBK) quando questionado pelo MDR. Próximo passo: Até o dia 23 de novembro, os avisos também deverão poder ser enviados pelo canal de transmissão especial 919, que também poderá ser recebido por celulares mais antigos.
Solicite carteiras de identidade e passaportes com mais facilidade
A partir de 1 de novembro, deverá ser possível recolher bilhetes de identidade, passaportes e autorizações de residência eletrónicas recém-emitidos nas máquinas emissoras de documentos, poupando-lhe assim outra consulta e uma ida às autoridades. No entanto, esta opção não estará disponível em todos os lugares. Portanto, você deve verificar antecipadamente se o escritório responsável também oferece isso e possui tais máquinas. Se for esse o caso, deverá ser suficiente confirmar digitalmente a carta PIN que é enviada ao requerente antes de ser emitida na máquina. Isto pode ser feito, entre outras coisas, por email, no multibanco ou por SMS, explicou o Ministério Federal do Interior em resposta à consulta do MDR.
“Não perca: dias de desconto nas lojas
Antigamente, os descontos reais só existiam duas vezes por ano: nas liquidações de verão e de inverno. Durante décadas, os retalhistas esvaziaram os seus armazéns em duas datas fixas por ano para abrir espaço para novos produtos. Desde 2004, os descontos são permitidos durante todo o ano – e as vendas clássicas não são mais os grandes destaques da economia. Muitos outros dias de descontos foram estabelecidos: agora em novembro, especialmente a Black Friday (24 de novembro) e a Cyber Monday (27 de novembro). Mas o Dia dos Solteiros também está se tornando cada vez mais popular. Este ano cai em 11 de novembro.
Os defensores do consumidor aconselham os caçadores de pechinchas a verificarem antecipadamente quanto custam os produtos dos fornecedores e se o preço é realmente mais barato. Você também deve ter cuidado com lojas falsas. A impressão do revendedor deve, portanto, ser verificada. O localizador de lojas falsas do centro de aconselhamento ao consumidor também é um bom endereço aqui.
Integrar mais facilmente trabalhadores qualificados estrangeiros no mercado de trabalho
A “Lei para o Desenvolvimento da Imigração Qualificada” pretende reduzir os obstáculos burocráticos e, assim, permitir que mais trabalhadores estrangeiros qualificados tenham acesso ao mercado de trabalho na Alemanha. Entra em vigor no dia 18 de novembro. Para trabalhadores qualificados de países não pertencentes à UE com diploma universitário, aplicam-se limites de rendimentos mais baixos para o “Cartão Azul”, que é a base para aceitar o emprego. Além disso, a lista de profissões para as quais é efectivamente atribuído um Cartão Azul está a ser alargada. Especialistas em TI com experiência prática adequada no trabalho podem conseguir isso mesmo sem uma qualificação profissional. As qualificações provenientes do estrangeiro deverão ser reconhecidas mais facilmente.
Como mais um meio de abrir caminho para que trabalhadores mais qualificados do estrangeiro consigam emprego na Alemanha, está a ser introduzido o chamado cartão de oportunidade, que é atribuído após o cumprimento de critérios importantes para o mercado de trabalho e que lhes permite procurar emprego na Alemanha. Requisito: As despesas de subsistência são autofinanciadas e garantidas.
Fonte: De acordo com relatório da www.mdr.de
Leia o artigo fonte em www.mdr.de