Seguro de carro mais caro: os proprietários de automóveis precisam cavar mais fundo no bolso
Descubra por que os custos do seguro automóvel aumentaram tão acentuadamente e que medidas os proprietários de automóveis podem tomar para economizar. Descubra dicas valiosas para minimizar seus custos de seguro.

Seguro de carro mais caro: os proprietários de automóveis precisam cavar mais fundo no bolso
Os proprietários de automóveis agora precisam cavar muito mais fundo no bolso para pagar o seguro do veículo. Em comparação com o ano anterior, os preços aumentaram em média 20 por cento, embora a inflação tenha caído. Em particular, os custos aumentaram em média 21 por cento para apólices de seguro totalmente abrangentes, 18 por cento para apólices de responsabilidade civil e 19 por cento para apólices de seguro parcialmente abrangentes. Mesmo que você simplesmente mude de seguro sem comprar um carro, as tarifas aumentarão ainda mais.
Um dos principais impulsionadores deste aumento nos custos é o aumento contínuo dos preços das peças sobressalentes para automóveis. Somam-se a isso o aumento dos custos com pessoal nas oficinas e a tecnologia e eletrônica cada vez mais complexas nos modelos de automóveis modernos. Segundo o Tagesschau, este esforço acrescido também aumenta a duração das reparações.
É pouco provável que a situação melhore significativamente no futuro, uma vez que os custos com sinistros continuam a aumentar e as seguradoras de veículos automóveis continuam a debater-se com perdas. O diretor-geral da Verivox Versicherungsvergleichs, Wolfgang Schütz, prevê que as seguradoras terão de aumentar ainda mais os seus prémios a médio prazo para se tornarem lucrativas.
Para manter os custos o mais baixos possível, Nadja Feder, porta-voz da Verivox, recomenda investir tempo na revisão e adaptação do seu seguro existente. Por exemplo, as tarifas podem tornar-se mais baratas se o veículo percorrer menos quilómetros por ano. Além disso, muitas seguradoras oferecem descontos se os prêmios forem pagos anualmente, em vez de mensalmente. Retirar do contrato de seguro os filhos adultos que não utilizam mais o veículo também pode compensar financeiramente.