Seguro automóvel mais caro: proprietários de automóveis pagam até 21% mais
Saiba por que os preços dos seguros automóveis estão subindo e quais medidas os proprietários de automóveis podem tomar para reduzir custos. Descubra dicas valiosas para se proteger de saltos de preços.

Seguro automóvel mais caro: proprietários de automóveis pagam até 21% mais
Os proprietários de automóveis encontram-se numa situação desagradável, uma vez que o custo do seguro automóvel aumentou significativamente, apesar do relaxamento geral da taxa de inflação. De acordo com o índice de seguros de veículos da Verivox, os preços aumentaram cerca de 20% em relação ao ano passado. Em particular, os custos aumentaram em média 21 por cento para tarifas de seguros totalmente abrangentes, 19 por cento para seguros parcialmente abrangentes e 18 por cento para apólices de responsabilidade civil. Mesmo depois de simplesmente mudar de seguro sem comprar um carro, as taxas de seguro parcial e totalmente abrangente continuaram a subir.
Estes aumentos de preços são em grande parte causados pelo aumento dos custos das peças sobressalentes para automóveis e pelo aumento dos custos de pessoal nas oficinas. Além disso, a tecnologia e a eletrónica cada vez mais complexas dos veículos modernos contribuem para tempos de reparação mais longos. Wolfgang Schütz, diretor administrativo da Verivox Versicherungsvergleichs, dá poucos motivos para esperança e explica que as seguradoras de veículos automóveis continuam a registar perdas devido ao aumento constante dos custos de sinistros. Para voltarem a ser rentáveis, os prémios de seguro terão de continuar a aumentar a médio e longo prazo.
Para manter os custos do seguro tão baixos quanto possível, Nadja Feder, porta-voz da Verivox, recomenda revisões e ajustes regulares aos seguros existentes. Por exemplo, as tarifas podem tornar-se mais baratas se forem percorridos menos quilómetros por ano. Além disso, muitas apólices de seguro oferecem vantagens de preço no pagamento anual em vez do mensal. Retirar os filhos adultos do contrato de seguro quando estes já não utilizam o veículo também pode poupar custos. Os proprietários de automóveis devem, portanto, investir tempo para otimizar os seus custos de seguro e evitar despesas desnecessárias.