O seguro automóvel para carros elétricos enfrenta um aumento de preços: o especialista Tobias Stahl alerta para tarifas mais caras no próximo ano.
De acordo com um relatório do efahrer.chip.de, as seguradoras e os defensores dos consumidores esperam que os preços dos seguros de veículos subam no próximo outono. Embora as seguradoras tenham obtido lucros recordes nos últimos anos, os prémios já aumentaram em 2022. Klaus-Jürgen Heitmann, chefe da líder da indústria Huk-Coburg, prevê perdas elevadas para o ano em curso e também para os anos seguintes. O aumento dos custos de peças e reparos de automóveis provavelmente levará a um aumento adicional nos prêmios de seguro. As taxas de inflação eram baixas e as reparações de automóveis eram comparativamente baratas, fazendo com que as companhias de seguros travassem uma guerra de preços para ganhar quota de mercado. A pandemia corona também levou a menos quilômetros percorridos...

O seguro automóvel para carros elétricos enfrenta um aumento de preços: o especialista Tobias Stahl alerta para tarifas mais caras no próximo ano.
De acordo com um relatório de efahrer.chip.de, as seguradoras e os defensores dos consumidores esperam que os preços dos seguros automóveis subam no próximo outono. Embora as seguradoras tenham obtido lucros recordes nos últimos anos, os prémios já aumentaram em 2022. Klaus-Jürgen Heitmann, chefe da líder da indústria Huk-Coburg, prevê perdas elevadas para o ano em curso e também para os anos seguintes. O aumento dos custos de peças e reparos de automóveis provavelmente levará a um aumento adicional nos prêmios de seguro.
As taxas de inflação eram baixas e as reparações de automóveis eram comparativamente baratas, fazendo com que as companhias de seguros travassem uma guerra de preços para ganhar quota de mercado. A pandemia corona também levou a menos quilómetros percorridos e, correspondentemente, a menos sinistros, o que levou a maiores rendimentos para as seguradoras. Espera-se que o custo crescente das peças automóveis, que aumentou duas vezes mais rapidamente que a inflação, resulte em prémios significativamente mais elevados para os proprietários de automóveis.
A crise de abastecimento da China e o ataque russo à Ucrânia também levaram a reparações de automóveis mais caras, levando as seguradoras a aumentar significativamente os prémios para 2023 já em 2022. A indústria enfrenta, portanto, um ato de equilíbrio entre a competitividade e as medidas de reestruturação necessárias, com algumas empresas a introduzir medidas de redução de custos em vez de aumentar os preços.
A tendência também mostra que seguradoras estabelecidas como a Huk-Coburg estão reduzindo suas ofertas, especialmente na área de seguros de automóveis elétricos. Os descontos generosos anteriormente concedidos aos condutores de automóveis elétricos poderão ser completamente abolidos no futuro. Em alguns casos, as empresas iniciantes estão até cancelando os seus serviços ou deixando de oferecer seguros de veículos porque o acesso a novos clientes é muito caro.
Globalmente, espera-se que o aumento dos prémios de seguro automóvel tenha um impacto negativo nos consumidores e no mercado automóvel. Os motoristas provavelmente enfrentarão custos mais elevados, especialmente quando se trata de seguro de carro elétrico. A concorrência na indústria provavelmente levará a uma redução nos serviços e a uma redução na escolha do consumidor.
Leia o artigo fonte em efahrer.chip.de