Seguro automóvel: os preços subirão até 8 por cento em 2026!
O seguro automóvel e residencial aumentará até 7% em 2025. Mudança de opções e potencial de poupança para os condutores num relance.

Seguro automóvel: os preços subirão até 8 por cento em 2026!
Os condutores na Alemanha terão de se preparar para custos mais elevados no próximo ano, uma vez que os preços dos seguros automóveis poderão subir cerca de sete por cento, em média. Este relatório notícias diárias. Este aumento nos preços deve-se principalmente ao aumento dos custos das oficinas e ao aumento drástico dos preços das peças sobressalentes, que aumentaram cerca de 80 por cento desde 2015.
Com os aumentos de preços, os consumidores enfrentam o desafio de rever tempestivamente os seus contratos de seguro automóvel. Os motoristas têm até o final de novembro para alterar o seguro atual, mas apenas cerca de 15% realmente usam essa opção. Uma razão para a baixa disponibilidade para mudar são as ofertas opacas e as vendas de pacotes, que por vezes combinam diferentes tipos de seguros, tais como seguros de responsabilidade civil e de recheio doméstico.
Opções de troca e potencial de economia
Para contrariar o aumento dos custos, é aconselhável prestar atenção a alguns factores, como a ligação à oficina. Isso pode ajudar a reduzir os custos de seguro. Aumentar a sua própria contribuição, limitar o número de quilómetros percorridos e limitar o número de condutores também pode reduzir os prémios. Muitas seguradoras também oferecem prémios iniciais baixos, que muitas vezes aumentam mais tarde, tornando a situação ainda mais difícil para os consumidores.
Os reajustes de preços cobrem diferentes tipos de seguros. Enquanto o seguro totalmente abrangente está a tornar-se 8% mais caro e o seguro parcialmente abrangente está a aumentar em 6%, o seguro de responsabilidade civil regista um aumento de 5%. No segmento de preços mais baratos, o aumento de preços é de 7%. A dinâmica do mercado de seguros permanece volátil e algumas seguradoras podem continuar a ter dificuldades para oferecer preços competitivos devido aos elevados custos de reparação, observa Verivox para.
Ações recomendadas para consumidores
Os centros de aconselhamento ao consumidor aconselham as pessoas a terem cuidado ao mudar de seguro residencial porque existem apenas pequenas diferenças de preços. Quando se trata de seguro automóvel, os condutores devem comparar cuidadosamente as diferentes tarifas antes de mudarem, uma vez que a diferença de preço entre as tarifas médias e baratas pode ser de até 52 por cento. Por exemplo, um condutor de VW Golf de 45 anos, de Berlim, poderia poupar 836 euros mudando de tarifa.
Para reduzir os prémios de seguro automóvel, recomenda-se também não comunicar danos menores, caso contrário a seguradora poderá rescindir o contrato. Também pode valer a pena considerar uma franquia de 500 ou 1.000 euros para reduzir significativamente os prémios.