O seguro automóvel está a tornar-se mais caro: um especialista financeiro explica a evolução actual dos preços e o potencial de poupança de até 31 por cento.
De acordo com um relatório de www.focus.de, o seguro automóvel será significativamente mais caro nesta mudança de estação. De acordo com o índice de seguros de veículos do portal de comparação Verivox, os prêmios aumentaram até 16%. As tarifas de responsabilidade civil baratas custam 12% mais do que no ano anterior, as tarifas de seguros parcialmente abrangentes custam 11% mais. No entanto, quem muda de seguro pode beneficiar de descontos para novos clientes e poupar até 31 por cento. Os aumentos de preços devem-se a vários factores, incluindo aumentos relacionados com a inflação nos custos de reparação e aumento das taxas de perdas. Isso coloca a divisão no vermelho este ano. Os aumentos dos prémios afectam tanto os seguros totalmente abrangentes como os parcialmente abrangentes, com os preços dos seguros totalmente abrangentes a aumentarem 13 por cento...

O seguro automóvel está a tornar-se mais caro: um especialista financeiro explica a evolução actual dos preços e o potencial de poupança de até 31 por cento.
De acordo com um relatório de www.focus.de, o seguro automóvel será significativamente mais caro nesta mudança de estação. De acordo com o índice de seguros de veículos do portal de comparação Verivox, os prêmios aumentaram até 16%. As tarifas de responsabilidade civil baratas custam 12% mais do que no ano anterior, as tarifas de seguros parcialmente abrangentes custam 11% mais. No entanto, quem muda de seguro pode beneficiar de descontos para novos clientes e poupar até 31 por cento.
Os aumentos de preços devem-se a vários factores, incluindo aumentos relacionados com a inflação nos custos de reparação e aumento das taxas de perdas. Isso coloca a divisão no vermelho este ano. Os aumentos dos prémios afectam tanto os seguros totalmente abrangentes como os parcialmente abrangentes, com os preços dos seguros totalmente abrangentes a aumentarem 13 por cento e os da responsabilidade civil automóvel em dez por cento. As tarifas integrais parciais registaram um aumento de oito por cento.
Os reajustes de preços chegam em um momento ruim para os consumidores, que já estão tendo de reduzir gastos devido ao aumento do custo de vida. De acordo com Wolfgang Schütz, Diretor Geral da Verivox Versicherungsvergleich GmbH, os ajustes de prémios são necessários para que as seguradoras possam expandir as suas quotas de mercado. No entanto, os condutores que aproveitam a época de transição podem abrandar os aumentos de preços.
Para expandir a sua base de clientes, as seguradoras também estão a oferecer preços significativamente mais baixos para novos clientes este ano. A diferença entre o segmento de preço médio e baixo é em média de 27 por cento para quem muda de seguro, sendo o potencial de poupança maior para o seguro de responsabilidade civil, com 31 por cento.
As empresas esperam que a estratégia de vendas funcione e que os ajustes de prémios necessários possam ser aplicados entre os clientes existentes. De acordo com Schütz, espera-se uma emocionante temporada de trocas este ano, da qual aqueles que mudam de seguro serão beneficiados.
A Verivox, juntamente com o especialista em estatística Professor Wolfgang Bischof da Universidade de Tecnologia de Augsburg, determinou o índice de seguro automóvel para calcular a evolução real dos preços. Foram incluídos cálculos anonimizados de usuários na Verivox de 1º a 10 de outubro. O modelo estatístico mostra a evolução dos preços para as pessoas que mudam de seguro.
É provável que estes aumentos de preços tenham impacto no mercado de seguros automóveis, uma vez que o aumento dos custos leva a prémios mais elevados, tornando-os menos atrativos para os consumidores. Os quaternianos que optam pelo seguro automóvel enfrentam custos mais elevados, o que pode aumentar significativamente as suas despesas.
Os especialistas e analistas do setor devem ficar atentos a estes desenvolvimentos e continuar a monitorizar o impacto das tendências de preços nas quotas de mercado das companhias de seguros e na vontade de mudança dos clientes.
Leia o artigo fonte em www.focus.de