Mudanças climáticas: Especialistas alertam para seguros inacessíveis devido a condições climáticas extremas.
De acordo com um relatório de www.stern.de, os especialistas alertam que as alterações climáticas podem levar a eventos climáticos cada vez mais extremos. A indústria seguradora também está a soar o alarme e a alertar para as consequências inestimáveis que poderão surgir deste desenvolvimento. De acordo com o CEO da R+V, Norbert Rollinger, que também é presidente da Associação Geral da Indústria de Seguros Alemã (GDV), o seguro de construção está a tornar-se inacessível em alguns casos devido às alterações climáticas. Ele afirma que se o aquecimento global atingir três ou quatro graus, a cobertura de seguros no sector da construção deixará de ser possível. Isto faz com que os seguros se tornem imprevisíveis e muito caros, o que significa que já não podem fornecer uma oferta comercialmente viável. Os especialistas alertam que...

Mudanças climáticas: Especialistas alertam para seguros inacessíveis devido a condições climáticas extremas.
De acordo com um relatório de www.stern.de,
Os especialistas alertam que as alterações climáticas podem levar a fenómenos meteorológicos cada vez mais extremos. A indústria seguradora também está a soar o alarme e a alertar para as consequências inestimáveis que poderão surgir deste desenvolvimento.
De acordo com o CEO da R+V, Norbert Rollinger, que também é presidente da Associação Geral da Indústria de Seguros Alemã (GDV), o seguro de construção está a tornar-se inacessível em alguns casos devido às alterações climáticas. Ele afirma que se o aquecimento global atingir três ou quatro graus, a cobertura de seguros no sector da construção deixará de ser possível. Isto faz com que os seguros se tornem imprevisíveis e muito caros, o que significa que já não podem fornecer uma oferta comercialmente viável.
Os especialistas alertam que cada décimo adicional de aquecimento poderá ter consequências ainda mais catastróficas na forma de eventos climáticos extremos. Segundo Rollinger, devem ser tomadas medidas de adaptação aos impactos climáticos, caso contrário os prémios de seguro duplicariam nos próximos anos.
Do ponto de vista de um economista, isto significa que o aumento dos prémios de seguro aumentará os encargos financeiros para os consumidores e as empresas. Além disso, certos riscos podem deixar de ser seguráveis, o que levaria a um aumento da responsabilidade financeira em caso de danos. Isto poderia, por sua vez, levar a um declínio no investimento em áreas vulneráveis e impactar negativamente os preços imobiliários.
Globalmente, a crescente inacessibilidade dos seguros devido às alterações climáticas está a conduzir a um aumento da incerteza e do stress económico, o que também terá impacto no próprio mercado de seguros. As empresas serão forçadas a adaptar as suas estratégias de gestão de risco para lidar com as novas realidades das alterações climáticas.
Leia o artigo fonte em www.stern.de