Companhias de seguros de saúde e seguros de cuidados de enfermagem: existe o risco de aumentos dramáticos dos prémios!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Aumento das contribuições para o seguro de saúde em 2025: Situação financeira do GKV tensa, reformas necessárias. Desenvolvimentos e previsões atuais.

Companhias de seguros de saúde e seguros de cuidados de enfermagem: existe o risco de aumentos dramáticos dos prémios!

O quadro financeiro do seguro legal de saúde e de cuidados de enfermagem na Alemanha enfrenta uma grave crise. Como Capital relatado, aqueles com seguro de saúde legal estão ameaçados com aumentos drásticos dos prémios já em 2025. Em particular, a situação tensa das companhias de seguros de saúde devido à mudança demográfica está a forçar o aumento das contribuições adicionais.

Os números actuais mostram que das 58 companhias nacionais de seguros de saúde, 45 conseguem cobrir menos de 20% das suas despesas mensais com activos financeiros. Também é preocupante que 22 companhias de seguros de saúde já não tenham reservas. Neste contexto, seis companhias de seguros de saúde já aumentaram as suas taxas de contribuição adicionais e muitos outros ajustamentos estão no horizonte. A contribuição adicional média é atualmente de 2,5%, além da taxa de contribuição legal de 14,6%.

Déficits no seguro de cuidados de enfermagem

A situação do seguro de cuidados de enfermagem não é menos crítica. Alto DAK Prevê-se um défice de 1,65 mil milhões de euros até ao final de 2025, que poderá aumentar para 3,5 mil milhões de euros em 2026. Poderá ser necessário um aumento das contribuições para o seguro de cuidados de enfermagem de pelo menos 0,3 pontos da taxa de contribuição. No ano passado, o seguro de cuidados de enfermagem já estava no vermelho com um défice de 1,54 mil milhões de euros, o que significou que as contribuições para cuidados de enfermagem aumentaram 0,2 pontos percentuais.

Uma pesquisa recente como parte do relatório de cuidados DAK revela que quase 80% dos alemães vêem a necessidade de reforma nos cuidados geriátricos. Neste contexto, a Ministra da Saúde, Nina Warken, anunciou a criação de um grupo de trabalho federal-estadual para reformar o seguro de cuidados de longa duração. Ela também exige indenização do governo federal pelas altas despesas incorridas durante a pandemia corona. O seu antecessor, Karl Lauterbach, também iniciou uma reforma nesta área, mas esta ainda não foi implementada.

Desafios futuros

Além dos desafios financeiros imediatos, devem ser considerados os aumentos latentes nos custos de saúde. O Instituto IGES projetou em nome do DAK que a carga contributiva para os rendimentos sujeitos a contribuições para a segurança social aumentará para 42,5% no início de 2025, o que representa um aumento de 1,5 pontos percentuais em comparação com 2024. A taxa geral de contribuição para a segurança social está, portanto, a afastar-se ainda mais do limite anterior de 40%.

A geração “baby boomer”, em particular, está a trazer consigo encargos adicionais como resultado das alterações demográficas, o que levará a novos aumentos nas taxas de contribuição. De acordo com um estudo de cenário em três partes que se estende até 2035, são esperados aumentos significativos em todos os ramos da segurança social, especialmente nos seguros de saúde e de cuidados de enfermagem. No cenário pessimista, a taxa de contribuição poderá subir para quase 49% até 2035.

O DAK-Gesundheit está a planear várias medidas para estabilizar as taxas de contribuição no seguro de saúde legal, incluindo a renúncia a certas medidas de financiamento e o aumento do financiamento fiscal. Se tudo for implementado conforme planeado, a taxa de contribuição do GKV poderá ser limitada a 17,5% a partir de 2026, o que resultaria numa redução da taxa global de contribuição para a segurança social em 2,5 pontos percentuais até 2035.

A situação financeira das companhias de seguros de saúde e dos seguros de cuidados de enfermagem está, portanto, em perigo. Os próximos meses serão cruciais para evitar uma explosão de custos e os encargos associados aos segurados.