Contribuições de seguro saúde: diferenças entre GKV e PKV
Descubra quais custos anuais uma pessoa com seguro saúde incorrerá. Uma olhada nas despesas com seguros de saúde legais e privados.

Contribuições de seguro saúde: diferenças entre GKV e PKV
No seguro de saúde legal, os membros da família estão automaticamente segurados sob certas condições, o que significa que não é necessário pagar contribuições adicionais para o seguro de saúde por membros adicionais da família. As despesas anuais com benefícios para quem tem seguro saúde não são insignificantes. Em 2022, as despesas de serviço por segurado ascenderam em média a 3.724 euros no seguro de saúde legal. Este é um valor médio que não pode ser transferido com exatidão para todos os segurados familiares, pois são utilizados benefícios diferentes dependendo do seu estado de saúde.
Em comparação, os custos do seguro de saúde privado abrangente ascenderam a 4.735 euros por pessoa segurada no mesmo período, embora serviços adicionais significativos também sejam oferecidos por companhias de seguros de saúde privadas. Os funcionários públicos poderiam estar na vanguarda dos gastos com benefícios por causa da ajuda. O empregador, neste caso o empregador, contribui para as despesas médicas dos funcionários públicos a uma taxa de 50% a 70%. Como resultado, os custos dos benefícios para os funcionários públicos podem ser mais elevados. Munique, por exemplo, estimou as despesas com prestações para 2021 em cerca de 112 milhões de euros, sendo a despesa média com prestações por pessoa elegível para ajuda de 5.313 euros.
Para o seguro familiar no seguro de saúde legal, existem regulamentos claros sobre quem pode ser segurado como membro da família. As crianças estão seguradas até aos 18 anos, desde que não sejam obrigadas a ter seguro. Para os filhos que não trabalham, o seguro pode durar até aos 23 anos, enquanto os filhos em formação estão segurados até aos 25 anos. O cônjuge também está segurado pelo seguro familiar, a menos que tenha outro seguro de saúde. No entanto, existem limites de rendimento a considerar, uma vez que o rendimento mensal total dos membros da família não deve exceder determinados limites.