Danos de marta: qual seguro realmente compensa?
Descubra qual seguro paga em caso de danos por marta e como você pode estar melhor protegido. Cobertura, danos e aconselhamento especializado em resumo.

Danos de marta: qual seguro realmente compensa?
As martas são particularmente ativas nos meses de abril a junho e costumam causar danos aos carros, principalmente cabos e mangueiras. Estes danos podem ter consequências graves que nem sempre são cobertas pelo seguro de responsabilidade civil automóvel. O seguro normal de responsabilidade civil automóvel não é suficiente para danos causados por martas. A proteção do seguro geralmente existe apenas como parte de um seguro parcial ou totalmente abrangente. Muitas apólices de seguro cobrem danos diretos, como danos a cabos ou mangueiras. No entanto, as consequências indirectas, tais como danos no conversor catalítico, no motor ou nas juntas de transmissão e eixo, podem ser muito mais dispendiosas.
Tarifas mais recentes e ofertas poderosas oferecem agora geralmente protecção em caso de danos causados por mordeduras de animais, sem verificar especificamente se os danos foram causados por uma marta ou outro animal. Recomenda-se que o seguro compense não apenas danos aos cabos e mangueiras, mas também aos tapetes de isolamento e protetores de eixo, bem como danos consequentes dispendiosos sem limites máximos de compensação. Também pode fazer sentido ter uma apólice de seguro automóvel que cubra também os custos de reboque até à oficina mais próxima em caso de avaria. Essa proteção pode ser útil em caso de danos causados por martas ou outros acontecimentos imprevistos.