Milhões em danos causados por inundações na Baixa Saxônia - especialista financeiro analisa custos de seguro
De acordo com um relatório de www.sueddeutsche.de, as seguradoras na Baixa Saxónia registaram danos milionários devido às inundações no final de Dezembro e início de Janeiro. Até segunda-feira, o VGH recebeu 5.660 relatos de tempestades, chuvas fortes e inundações relacionadas a eventos climáticos extremos entre 21 de dezembro e 3 de janeiro. Os custos do seguro para reparar estes danos estão estimados em cerca de 12,3 milhões de euros, mas podem aumentar até 16,5 milhões de euros. A maioria dos relatórios de danos vem das áreas de Celle, Verden, região de Hanover, bem como de Bremen, Lilienthal e Emsland. A seguradora HDI registrou um alto número de relatórios de sinistros de três dígitos devido a...

Milhões em danos causados por inundações na Baixa Saxônia - especialista financeiro analisa custos de seguro
De acordo com um relatório de www.sueddeutsche.de, as seguradoras na Baixa Saxónia registaram danos milionários devido às inundações no final de Dezembro e início de Janeiro. Até segunda-feira, o VGH recebeu 5.660 relatos de tempestades, chuvas fortes e inundações relacionadas a eventos climáticos extremos entre 21 de dezembro e 3 de janeiro. Os custos do seguro para reparar estes danos estão estimados em cerca de 12,3 milhões de euros, mas podem aumentar até 16,5 milhões de euros. A maioria dos relatórios de danos vem das áreas de Celle, Verden, região de Hanover, bem como de Bremen, Lilienthal e Emsland. A seguradora HDI registou um elevado número de reclamações de três dígitos devido à tempestade “Zoltan” e um número baixo de três dígitos devido à inundação.
Prevê-se que os danos causados pelas inundações na Baixa Saxónia tenham efeitos de grande alcance no mercado de seguros e na indústria seguradora. O montante dos danos até 16,5 milhões de euros significa um gasto financeiro significativo para as seguradoras. Isto poderia levar a um ajuste nas taxas de seguro para compensar os custos incorridos. Isto poderia levar a prémios de seguro mais elevados, especialmente para os segurados nas áreas afectadas.
O elevado número de sinistros reportados pelas seguradoras VGH e HDI também mostra a urgência de tomar medidas para reduzir riscos e tomar precauções contra eventos climáticos extremos. É de esperar que as companhias de seguros dependam cada vez mais de medidas preventivas e análises de risco, a fim de se protegerem melhor contra tais eventos e reduzirem potenciais danos. Isto também pode impactar os consumidores, que podem enfrentar maior responsabilidade para minimizar os danos causados por eventos climáticos extremos.
Globalmente, pode presumir-se que os danos causados pelas inundações na Baixa Saxónia terão um efeito a longo prazo no mercado segurador e na indústria seguradora, o que poderá levar a alterações nas tarifas, na redução do risco e na responsabilidade do cliente.
Leia o artigo fonte em www.sueddeutsche.de