Seguros sustentáveis: O que significa a neutralidade climática para as seguradoras alemãs?
Segundo relatório da FAZ.net, o especialista económico analisa o estado atual do setor segurador em termos de sustentabilidade. Embora a indústria seguradora queira tornar-se neutra para o clima até 2045, muitos membros do conselho não têm certeza do que isso realmente significa. Apenas algumas grandes seguradoras internacionais, como a Allianz, a Munich Re, a Zurich e a Axa, já tomaram medidas para atingir os seus objetivos de sustentabilidade. Algumas seguradoras como a Barmenia e a Gothaer já assumiram um papel pioneiro na sustentabilidade devido aos seus modelos de negócio. A Gothaer especializou-se no seguro de turbinas eólicas e é hoje líder de mercado nesta área. A empresa também utilizou seu conhecimento em energias renováveis para...

Seguros sustentáveis: O que significa a neutralidade climática para as seguradoras alemãs?
Segundo relatório da FAZ.net, o especialista económico analisa o estado atual do setor segurador em termos de sustentabilidade. Embora a indústria seguradora queira tornar-se neutra para o clima até 2045, muitos membros do conselho não têm certeza do que isso realmente significa. Apenas algumas grandes seguradoras internacionais, como a Allianz, a Munich Re, a Zurich e a Axa, já tomaram medidas para atingir os seus objetivos de sustentabilidade. Algumas seguradoras como a Barmenia e a Gothaer já assumiram um papel pioneiro na sustentabilidade devido aos seus modelos de negócio.
A Gothaer especializou-se no seguro de turbinas eólicas e é hoje líder de mercado nesta área. A empresa também utilizou seu conhecimento em energia renovável para fazer investimentos mais sustentáveis. Gothaer reconheceu que a sustentabilidade é uma tarefa global que deve ser dominada nas próximas décadas. O membro do conselho Oliver Schoeller descreve o denominador comum como a obrigação de deixar um mundo intacto para a próxima geração.
O especialista económico analisa as conclusões estratégicas que Gothaer tirou da crise climática e da biodiversidade. A empresa alinhou os seus investimentos de capital, o seu negócio segurador e novas áreas de negócio aos critérios de sustentabilidade. A sustentabilidade é vista como uma megatendência confiável que abre perspectivas de crescimento. A Europa não tem outra escolha senão fazer da sustentabilidade uma pedra angular do seu novo modelo empresarial. Os efeitos das alterações climáticas e o desejo de prosperidade são as forças motrizes por detrás da emergência de mercados sustentáveis. Soluções tecnológicas são necessárias para atender a essa necessidade.
Os efeitos destes desenvolvimentos no mercado e na indústria seguradora são diversos. Um maior foco na sustentabilidade pode levar as companhias de seguros a desenvolver novas áreas de negócio e a adaptar o seu portfólio. As mudanças no setor energético e o aumento dos custos energéticos podem levar à desindustrialização parcial, ao mesmo tempo que as cadeias de abastecimento permanecem sob tensão. As empresas também têm de se adaptar à escassez de trabalhadores qualificados e encontrar soluções sustentáveis para alcançar os seus objetivos de crescimento. No geral, a megatendência da sustentabilidade também oferece ao setor segurador novas oportunidades e perspetivas de crescimento.
Fonte: De acordo com relatório de www.faz.net
Leia o artigo fonte em www.faz.net