Seguro obrigatório para proprietários de residências: a proteção contra os danos climáticos está chegando!
O governo Merz está a planear um seguro obrigatório para os proprietários contra danos climáticos, a fim de garantir a proteção contra riscos naturais no futuro.
Seguro obrigatório para proprietários de residências: a proteção contra os danos climáticos está chegando!
Em 1 de junho de 2025, o governo de Merz está a planear um seguro obrigatório abrangente para os proprietários de casas, para se protegerem contra os danos climáticos. De acordo com isso Mercúrio O acordo de coligação estipula que o seguro de protecção elementar deverá ser obrigatório para todos os proprietários no futuro. Esta lei deverá ser introduzida durante a actual legislatura.
A Ministra Federal da Justiça, Stefanie Hubig, enfatiza a necessidade de uma ampla cobertura de seguro contra desastres naturais. Os danos causados pelas inundações no sul da Alemanha, em particular, sublinharam a urgência da lei. Em Junho de 2024, as inundações na Baviera e em Baden-Württemberg causaram danos no valor de 4,1 mil milhões de euros, cerca de metade dos quais não foram segurados.
Medidas de proteção e prevenção
A GDV também propôs um pacote abrangente de medidas que vai além do simples seguro obrigatório. O Diretor Geral da GDV, Jörg Asmussen, enfatiza que o planejamento, a construção e a renovação adaptados ao clima devem ser definidos como a principal prioridade. As abordagens preventivas devem ser integradas nos regulamentos de construção do Estado, a fim de evitar futuros milhares de milhões de prejuízos causados pelas inundações. Há anos que se discute intensamente sobre o seguro obrigatório a nível nacional, especialmente depois das cheias devastadoras no Vale do Ahr no Verão de 2021.
Abordagens orientadas para o futuro
Asmussen alerta contra expectativas excessivas de um seguro obrigatório que não possa prevenir os danos causados pelas inundações. A sua proposta inclui uma avaliação obrigatória dos riscos climáticos para licenças de construção, paragens de construção em zonas inundadas e medidas para desobstruir áreas. Um portal nacional sobre riscos naturais visa aumentar a transparência sobre os riscos e informar melhor a população.
A fim de combater os riscos crescentes causados pelas alterações climáticas, o GDV apela ao resseguro estatal para reduzir os riscos de custos para as companhias de seguros privadas e manter os seus prémios estáveis. A indústria seguradora vê o seguro obrigatório como um passo na direcção certa, mas sublinha que é necessária uma protecção abrangente contra riscos naturais para criar soluções a longo prazo para os desafios das alterações climáticas.
A regulamentação legal planeada e as propostas do GDV oferecem pontos de partida para uma estratégia mais abrangente para prevenir os danos climáticos e promover uma construção mais sustentável na Alemanha. GDV apoia a estratégia para aumentar a resiliência da sociedade a fenómenos meteorológicos extremos.