Seguro fotovoltaico para o imóvel: Finanztest compara 80 ofertas – apenas 33 atendem aos critérios mínimos. Integre a proteção ao seguro residencial.
De acordo com uma reportagem de www.ksta.de, a revista “Finanztest” comparou várias opções de seguro de um sistema fotovoltaico e descobriu que apenas 33 das 80 ofertas atendiam aos critérios mínimos. Recomenda-se integrar a proteção de um sistema fotovoltaico no seguro residencial para facilitar as coisas caso o sistema e a casa sejam danificados. Um módulo adicional para sistemas com sete quilowatts de potência de pico e um preço de compra de 20.000 euros está disponível entre 35 euros e 120 euros por ano. Existem também apólices de seguro fotovoltaico separadas que podem fornecer proteção mais abrangente - por exemplo, contra riscos como roubo, mordidas de animais, erros operacionais e de construção. A faixa de preço aqui está entre…

Seguro fotovoltaico para o imóvel: Finanztest compara 80 ofertas – apenas 33 atendem aos critérios mínimos. Integre a proteção ao seguro residencial.
De acordo com um relatório de www.ksta.de, a revista “Finanztest” comparou várias opções de seguro de um sistema fotovoltaico e constatou que apenas 33 das 80 ofertas atendiam aos critérios mínimos. Recomenda-se integrar a proteção de um sistema fotovoltaico no seguro residencial para facilitar as coisas caso o sistema e a casa sejam danificados. Um módulo adicional para sistemas com sete quilowatts de potência de pico e um preço de compra de 20.000 euros está disponível entre 35 euros e 120 euros por ano.
Existem também apólices de seguro fotovoltaico separadas que podem fornecer proteção mais abrangente - por exemplo, contra riscos como roubo, mordidas de animais, erros operacionais e de construção. A faixa de preço aqui fica entre 65 euros (Dema) e 107 euros (Inter).
É importante ressaltar que algumas seguradoras só cobrem se o sistema tiver sido instalado por empresa especializada. As instalações do tipo “faça você mesmo” muitas vezes não oferecem nenhuma proteção. Além dos critérios já mencionados, deve-se atentar também para a proteção contra queda de raio, implosão, explosão, água encanada, perda de rendimentos e casos de seguros causados por negligência grave.
A aquisição de um sistema fotovoltaico deve ser comunicada à seguradora do edifício residencial independentemente do seguro, pois aumenta o valor da casa. Isso pode levar a um seguro insuficiente se apenas uma peça for substituída em caso de dano. Portanto, um prêmio de seguro possivelmente mais elevado deveria ser aceito.
Com base nessas informações, percebe-se que os custos do seguro podem variar dependendo do fornecedor, desempenho e preço de aquisição do sistema fotovoltaico. Além disso, espera-se que a procura de seguros para sistemas fotovoltaicos aumente, dado o interesse crescente nas energias renováveis. Isto poderia levar a uma forte concorrência entre os prestadores de seguros para oferecer ofertas atraentes.
Leia o artigo fonte em www.ksta.de