Choque premium: o seguro automóvel aumenta em até 25%!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

As seguradoras de automóveis na Suíça estão aumentando os prêmios em até 25% devido ao aumento dos custos e aos frequentes danos causados ​​por tempestades.

Choque premium: o seguro automóvel aumenta em até 25%!

As seguradoras de automóveis na Suíça enfrentam atualmente um desafio: os prémios do seguro automóvel aumentaram até 25%. Isto afeta fornecedores conhecidos como Zurich, Mobiliar, Baloise, Axa, Helvetia, Smile e Allianz Suisse. As razões para este aumento são diversas e refletem a evolução atual do mercado. As empresas responderam ao aumento dos custos de reparação, às tempestades mais frequentes e ao aumento dos acidentes. No entanto, muitas seguradoras reagem ao aumento salientando que estas medidas não lhes permitirão trabalhar de forma rentável, especialmente em seguros totalmente abrangentes. O investimento relatado.

A Zurich Insurance justificou os aumentos dos prémios, entre outras coisas, com a tecnologia mais complexa dos veículos e o aumento dos preços das peças sobressalentes. O que é particularmente notável é o aumento dos custos das peças sobressalentes importadas, que aumentaram mais de 18 por cento desde 2021. Além disso, foram aumentados os possíveis efeitos futuros das novas tarifas dos EUA na poupança na cadeia de abastecimento automóvel. A densidade do tráfego nas cidades também está a aumentar, o que aumenta a frequência de acidentes, e os frequentes eventos de grandes perdas, como o aumento dos danos provocados pelo granizo, também exercem maior pressão sobre os prémios.

Aumento dos custos e estratégias de adaptação

Além dos fatores mencionados, Baloise também relacionou o aumento dos prémios ao aumento dos veículos caros. Esta evolução significa que cerca de um terço dos segurados já foram afetados por prémios mais elevados no início do ano. Devido ao aumento dos salários do trabalho e dos custos de energia, são prováveis ​​novos aumentos de preços na indústria.

Para reduzir a pressão financeira, o IDH está a planear, por exemplo, medidas para amortecer os custos que se centram na “reparação antes da renovação”. A colaboração com oficinas parceiras será ampliada para oferecer um serviço de reparo atraente. Os efeitos a longo prazo desta cláusula de reparação, que entra em vigor a partir de 2045, destinam-se a promover a concorrência e, assim, reduzir os preços das peças sobressalentes.

Reações do cliente e desenvolvimentos futuros

Muitos clientes demonstram compreensão pelos aumentos de prêmios necessários. Isto pode indicar que os segurados reconhecem a necessidade de ajudar a sua companhia de seguros a permanecer lucrativa. Seguradoras como a HDI já calculam as suas tarifas de acordo com a evolução actual e os requisitos do Bafin, que exige que a inflação dos sinistros seja tida em conta no cálculo dos prémios.

Um aspecto notável é que o setor de seguros de veículos automotores já oferece preços diferenciados regionalmente. Nenhuma outra diferenciação está planejada atualmente. Ao mesmo tempo, está a tornar-se claro na indústria que franquias mais elevadas em seguros totalmente abrangentes devem ser tornadas mais atractivas, a fim de facilitar possíveis ajustamentos para os clientes.